Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S627 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S627 (October 2022)
Open Access
A ORGANIZAÇÃO DE UMA JORNADA MULTIDISCIPLINAR SOBRE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA
Visits
422
AA Moura, APA Reche, LM Silvano, NP Alegransi, LN Rotta, S Wagner
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

A hemoterapia engloba diversos profissionais da área da saúde envolvidos desde a captação de doadores de sangue até os processos laboratoriais e disponibilização das unidades para transfusão de hemocomponentes. Nesse contexto, surge a necessidade de um evento multidisciplinar que visa promover a integração entre os profissionais da área e qualificar acadêmicos que atuarão na área. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de organizar a “V Jornada da Liga do Sangue” em formato online, permitindo a continuidade do evento no período da pandemia.

Materiais e Métodos

A “V Jornada da Liga do Sangue” foi realizada de modo virtual, sendo exibida em formato de Live, através do canal do YouTube da Liga Acadêmica do Sangue da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (LiSan-UFCSPA). O evento ocorreu em 2 dias, com carga horária total de 7 horas. As inscrições foram gratuitas e com certificação. O primeiro dia de evento contou com palestras que abordaram o ciclo do sangue e controle de qualidade dos hemocomponentes, imunofenotipagem e genotipagem no Banco de Sangue. No segundo dia foi abordada a caracterização de leucemias, diagnóstico e manejo clínico.

Resultados

O evento foi planejado visando a participação em tempo real e acesso universal durante as palestras, com o nível de complexidade dos assuntos ocorrendo de forma escalonada. No primeiro e segundo dia de evento, o número de participantes foi de 501 e 322, respectivamente. No final do evento, foi elaborado um formulário para computar a presença dos participantes, para disponibilização dos certificados, e também duas perguntas para medir a organização e relevância do evento para o aprendizado, sendo elas: “Como você avaliaria o conteúdo das palestras ministradas na data de hoje?” e “Como você avaliaria a organização do evento?”. Na avaliação haviam as opções “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim”ou “péssimo”. Também foi disponibilizado um espaço para comentários. Dos 229 formulários respondidos, para a pergunta “Como você avaliaria a organização do evento?”; 93,01% das respostas dos dias 1 e 2 do evento foram avaliadas como “ótimas”, seguidas de 6,55% avaliadas como “bom” e 0,44% como “regular”. Para a pergunta “Como você avaliaria o conteúdo das palestras ministradas na data de hoje?”, também para os dois dias avaliados; 95,20% classificaram como “ótimo” e 4,80% como “bom”. Não houveram marcações nas categorias “ruim” ou “péssimo”.

Discussão

Em decorrência da pandemia da COVID-19, utilizou-se a internet para realização do evento, permitindo a adaptação do formato presencial, utilizado nas edições anteriores, para o formato online. Foi possível proporcionar um ambiente de divulgação científica e conexão entre diferentes assuntos que englobam o sangue, além de engajar profissionais e estudantes na construção de um aprendizado na área.

Conclusão

O evento atingiu mais de 800 pessoas e proporcionou troca de saberes e aprendizagem para o público. Os palestrantes buscaram usar uma linguagem acessível para falar sobre os assuntos. Dessa forma, o evento ajudou a salientar a importância do diálogo entre os diferentes profissionais da saúde e a comunidade, principalmente sobre a captação de doadores e sendo uma fonte segura de informações.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools