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Vol. 44. Issue S2.
Pages S627-S628 (October 2022)
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ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE
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AKA Arcanjoa,b, FGP Santosa, VMP Martinsa, MC Vasconcelosa, MSP Cavalcantea, PS Vieiraa, INS Verasa, RSP Menezesa, MCD Britob, AMR Pinheiroa
a Centro Universitário Inta (UNINTA), Sobral, CE, Brasil
b Hemocentro Regional de Sobral, Sobral, CE, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Objetivo

Relatar a experiência de acadêmicos de uma liga interdisciplinar de educação em saúde na promoção de incentivo a doação de sangue.

Materiais e Métodos

Trata-se de um relato de experiência realizado no mês de outubro de 2021 por ligantes da Liga de Educação em Saúde (LAES) do Centro Universitário UNINTA. Participou da ação ligantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. A ação foi organizada em dois momentos, nos turnos manhã e noite, e foi realizada através do uso de tecnologias ativas para a aplicação de perguntas e respostas junto aos participantes. O objetivo dessa atividade foi testar os conhecimentos prévio acerca da doação de sangue, esclarecer possíveis dúvidas quanto ao processo de doação de sangue e assim contribuir na promoção a doação voluntaria de sangue. Para o desenvolvimento da ação houveram encontros prévios de estudos voltados para os ligantes sobre o processo de doação facilitado por profissional do Hemocentro Regional. A partir dessa formação os ligantes realizaram o planejamento da ação. Como tecnologia foi utilizado equipamento eletrônico (para o Quiz), folhetos elaborados pelos ligantes com informações sobre o processo de doação em uma linguagem objetiva e acessível.

Resultados

Ao todo participaram em média cinquenta acadêmicos. Os acadêmicos foram muito participativos nas atividades desenvolvidas. Inicialmente foi apresentado aos acadêmicos a seguinte pergunta norteadora: “o que é preciso para doar sangue com segurança?” Emergiram várias respostas as quais direcionaram as discussões acerca do processo de doação de sangue, como também revelou dúvidas e questionamentos sobre os critérios de inaptidão na doação. Na sequência eles participavam de um quiz onde, em dupla, eles responderiam se as afirmações apresentadas seriam verdadeiras ou falsas. Para a realização da dinâmica a dupla posicionava próximo a um aparelho eletrônico que dispara um som correspondente aquele que acionasse primeiro o aparelho. Quem fosse mais ágil acionava a luz vermelha do aparelho dando direito a resposta. O momento foi rico em aprendizado, estimulou a participação do público acadêmico, permitindo o esclarecimento de dúvidas e socialização das informações de forma interativa e lúdica.

Discussão

Anualmente, mais de 81 milhões de doações de sangue são feitas no mundo e apenas 45% ocorrem em países em desenvolvimento. Isso demonstra a necessidade de ações de incentivo a doação de sangue de maneira a facilitar este processo e/ou demonstrar a importância deste a população. A atividade desenvolvida neste estudo, possibilitou uma aproximação maior da comunidade universitária com as informações acerca da doação de sangue, permitindo o esclarecimento acerca de alguns tabus que ainda de forma negativa a adesão a doação de sangue, contribuindo com a formação não só de profissionais sensíveis a essa necessidade como também para o exercício da cidadania. Através das ações de extensão universitária as atividades de educação em saúde têm se aproximado da comunidade favorecendo a disseminação do conhecimento acerca doação voluntária de sangue.

Conclusão

A experiência foi oportuna para esclarecer dúvidas acerca da doação de sangue, desconstruir alguns mitos e propiciar um clima de aprendizagem interativo com os acadêmicos. Logo, a ação colaborou com uma maior reflexão dos acadêmicos acerca da importância da doação de sangue ainda na formação profissional, além de uma oportunidade de aprendizado e exercício da cidadania.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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