Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S162 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S162 (October 2022)
Open Access
NEOPLASIA DE CÉLULAS T IMATURAS EM ADULTO DIAGNOSTICADA A PARTIR DE DERRAME PERICÁRDICO - RELATO DE CASO
Visits
598
GMS Quadros, LF Becker, GL Costa, B Veroneze, EC Munhoz, MP Beltrame, F Fava, CO Pereira, JVB Siqueira
Hospital Erasto Gaertner (HEG), Curitiba, PR, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

O linfoma linfoblástico T é uma neoplasia incomum e agressiva em adultos, amplamente considerada a mesma doença que a leucemia linfoblástica aguda de células T, exceto pela ausência de envolvimento da medula óssea ou do sangue periférico. De todos os casos diagnosticados de neoplasia de células T imaturas, cerca de 20% ocorrem em pacientes adultos. Em geral, a apresentação ocorre como uma massa de rápido crescimento no mediastino anterior associada a derrame pleural, algumas vezes causando insuficiência respiratória aguda.

Relato de caso

Paciente do sexo feminino de 48 anos, previamente hígida, encaminhada ao hospital com história de 2 meses de evolução de sintomas gripais, evoluindo com dispneia grave. Encaminhada ao departamento de emergência, realizou tomografia de tórax que evidenciou derrame pleural e pericárdico, além de linfonodomegalias. Toracocentese de alívio retirou 1000 mL de líquido amarelo citrino, com uma contagem de leucócitos de 1760 e 80% de linfócitos. Mais tarde, foi realizada pericardiocentese com retirada de 200 mL de líquido com característica semelhante, que foi enviado para análise por citometria de fluxo, que evidenciou 84,2% de blastos linfoides T com coexpressão mieloide. Para completar o estadiamento, foi realizado aspirado de medula óssea com detecção de 8,5% de blastos linfoides T. Foi proposto início imediato de quimioterapia com protocolo Ciclofosfamida 300 mg/m2, Vincristina 2 mg, Doxorrubicina 50 mg/m2 intravenoso e metotrexato 10 mg, citarabina 40 mg e Dexametasona 4 mg intratecal (bloco ímpar do protocolo Hyper-CVAD). Nas 24 horas seguintes ao início da infusão, a paciente evoluiu com resolução do desconforto ventilatório, sem necessidade de suporte de oxigênio.

Conclusão

O linfoma linfoblástico T/Leucemia linfoblástica T é uma neoplasia rara em adultos que necessita de diagnóstico precoce dada a sua agressividade e possível associação à insuficiência ventilatória aguda. A análise do líquido cavitário por citometria de fluxo foi essencial para a agilidade no diagnóstico e início da terapia, impactando diretamente na sobrevivência da paciente.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools