Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S964-S965 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S964-S965 (October 2023)
Full text access
LINFOMA DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B HIV-RELACIONADO COM APRESENTAÇÃO ATÍPICA: RELATO DE CASO
Visits
224
GP Gutierresa, YAS Ivanoskia, TA Nunesa, MPP Oliveiraa, AB Mingatia, ESM Almeidaa, LD Carvalhoa, WM Almeidaa, SMCBP Jesusb, VAL Vilelab
a Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil
b Hospital Sírio Libanês de Brasília, Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

O linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) é a neoplasia hematológica linfoide mais comum em adultos, com incidência ainda maior em pacientes HIV positivos (cerca de 45% dos linfomas não Hodgkin HIV-relacionados). Esses casos possuem curso clínico mais agressivo, com sintomas B mais frequentes, doença extranodal, envolvimento de locais incomuns e estágio clínico mais avançado ao diagnóstico, tornando-se relevante a descrição de casos clínicos dessa patologia.

Relato de caso

Homem, 37 anos, diagnosticado com infecção por HIV em 2021, em uso regular de TARV (última carga viral indetectável, CD4 197), busca pronto-socorro com queixa de palpitação, dispneia em repouso e sudorese noturna há 4 dias. Tomografia de tórax com contraste evidenciou massa hiperatenuante e irregular no saco pericárdico com efeito compressivo de câmaras cardíacas direitas, espessamento difuso e leve derrame no pericárdio. Biópsia de massa cardíaca guiada por radiointervenção evidenciou LDGCB padrão centro germinativo, EBV negativo. FISH apontou rearranjo do gene MYC, sem rearranjo IGH/BCL2 e BCL6. Realizado PET CT FDG para estadiamento da doença, evidenciou acentuada atividade metabólica em diferentes locais: extensa lesão infiltrativa envolvendo as câmaras cardíacas direitas (SUV = 18,4); espessamento pericárdico difuso, principalmente na base (SUV = 14,9); na medular óssea do esqueleto apendicular, úmeros proximais e fêmures (SUV = 21,9); aumento do volume do baço com índice esplênico 1618,4. Estadiamento Ann Arbor IVB, CNS-IPI 4 com imunofenotipagem do líquor negativa para infiltração neoplásica. Optou-se por tratamento com esquema R-da-EPOCH e o paciente finalizou o C3 dos 6 ciclos programados.

Discussão

O presente caso clínico demonstra uma apresentação atípica do LDGCB em um paciente HIV-positivo. O acometimento de saco pericárdico com extensa massa com efeito compressivo sobre as câmaras cardíacas levou a uma apresentação clínica extremamente não usual dessa neoplasia, com manifestações iniciais com palpitações e dispneia. Conforme descrito previamente na literatura, a ocorrência de derrame pericárdico em pacientes com diagnóstico de LDGCB pode ocorrer em 20 a 30% dos pacientes. Porém, a infiltração do pericárdio pela massa tumoral conforme visto neste relato de caso é muito rara, com incidência variável na literatura (em torno de 13,6%).

O presente relato ilustra que se deve ter alta suspeição clínica para doenças linfoproliferativas em pacientes HIV-positivos tendo em vista sua maior suscetibilidade a essas neoplasias e a maior chance de desenvolverem manifestações clínicas atípicas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools