Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S616-S617 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S616-S617 (October 2022)
Open Access
A INFLUÊNCIA DAS LIGAS ACADÊMICAS NA ESCOLHA DA ESPECIALIDADE DE HEMATOLOGIA
Visits
422
CBCD Carmoa, LD Carvalhoa, GP Gutierresa, GC Vieiraa, LBB Maltaa, WM Almeidaa, IV Bastosa, TA Nunesa, MZ Rodriguesa, A Noninob
a Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil
b Centro de Câncer de Brasília (Cettro), Brasília, DF, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução e Objetivo

Ligas Acadêmicas (LA) são associações civis-científicas autônomas, constituídas fundamentalmente por estudantes que objetivam aprofundamento em uma determinada área da Medicina para o desenvolvimento potencial de competências profissionais desejáveis para o futuro médico. As atividades das LA são pautadas no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão e abrangem aulas teóricas, discussão de casos clínicos, produção científica, participação em congressos e atividades extensionistas. (CAVALCANTE et. al; 2018). Questiona-se, portanto, se, ofertando tais atividades, as LA teriam influência sobre a escolha dos acadêmicos pela residência médica e o presente trabalho objetiva analisar a relação das atividades de pesquisa com a tendência de escolha pela especialidade de Hematologia.

Metodologia

Foi realizado um estudo descritivo, qualitativo e quantitativo, através da aplicação de questionários online. Em 2020 foram abordados 558 participantes das ligas de Hematologia do Brasil, sendo a taxa de resposta 61,4% (343). Os dados quantitativos foram analisados realizando-se o teste Qui-Quadrado para verificar a associação entre as variáveis. Foram definidas as seguintes hipóteses: H0 ‒ Não há associação entre as variáveis intenção de especialização em hematologia e número de trabalhos publicados; H1 ‒ Há associação entre as variáveis intenção de especialização em hematologia e número de trabalhos publicados. Para que os pré requisitos do teste fossem cumpridos, foram agrupadas as categorias “4 a 6” e “7 a 10”, tendo obtido um p-valor 0,006. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da instituição proponente sob CAAE 24510719.2.0000.0029.

Resultados

Dentre os alunos que não pretendem se especializar na área, mais de 60% tiveram apenas 1 a 3 trabalhos publicados, enquanto, no grupo que pretende se especializar na área essa porcentagem foi inferior (41,24%). Apenas o grupo que tem a intenção de se especializar em Hematologia apresentou 7 a 10 publicações em congressos (12,37%). A análise do teste de Qui-Quadrado, com p-valor 0,006 rejeita H0, sendo possível afirmar que há associação entre as variáveis: número de trabalhos publicados na liga e intenção de especialização em hematologia.

Discussão

As LA desenvolvem ações teórico-práticas norteadas pelo tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. No campo da pesquisa diversas atividades podem ser realizadas tais como publicações em congressos e periódicos, projetos de pesquisa e projetos de iniciação científica, o que possibilita ao ligante desenvolver informações fidedignas sobre problemas e necessidades do indivíduo e da comunidade. Apesar da ciência da importância da formação científica por parte dos estudantes (FAGUNDES-PEREYRA; PETROIANU, 2000), essas atividades devem ser ainda mais incentivadas pois além de auxiliar no processo de formação de um profissional que valorize a tomada de decisão pautada em princípios científicos, podem contribuir para melhor compreensão da especialidade, gerando mais interesse e identificação com a área.

Conclusão

As atividades de produção científica das ligas acadêmicas de hematologia brasileiras, representadas pela publicação de trabalhos em congressos, mostrou-se elemento de aproximação do estudante ao conhecimento necessário para as tomadas de decisão na especialidade e do seu exercício, influenciando positivamente na formação de novos médicos hematologistas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools