Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S101-S102 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S101-S102 (October 2022)
Open Access
LINFOMA DE ZONA MARGINAL GÁSTRICO (MALT) – RELATO DE UM CASO
Visits
555
ABFK Lemos, DL Voltani, CAC Vieira, JA Rena, DR Spada, MG Cliquet
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

Os linfomas são neoplasias do sistema linfático e podem ser classificados em Hodgkin (LH) e não Hodgkin (LNH). Esses últimos são diagnosticados com maior frequência em pacientes com mais de 60 anos e tem discreto predomínio no sexo masculino. Existem dezenas de subtipos de LNH, sendo os mais comuns o Difuso de grandes células B e o Folicular. Cerca de 5% dos LNH são classificados como LNH de Zona Marginal (ZM). Podem ser Nodais, Esplênicos ou Extra nodais (EN). O LNH-ZM-EN que acomete mucosas é denominado Linfoma MALT (Mucosa Associated Lymphoid Tissue). O linfoma da mucosa gastrica tipo MALT se inicia nos tecidos linfoides do estômago e está relacionado à infecção por Helicobacter pylori. É um linfoma de progressão lenta e pode ser curável em alguns casos. Algumas anormalidades genéticas estão presentes, sendo as mais frequentes a trissomia do cromossomo 3, detectada em ate 60% dos casos, a translocação t(11;18)(q21:q21) em 30% a 50% dos casos. Ocorre uma fusao do gene inibidor de apoptose API2, resultando na inibição das proteínas pro-apoptoticas caspases 3, 7 e 9 e ativação do fator oncogênico nuclear KB (NF-KB) com desenvolvimento tumoral por ativação celular, proliferação e apoptose. A relação entre linfoma MALT gástrico e a infecção por helicobacter pylori decorre da inflamação crônica que leva à proliferação inicialmente policlonal e posteriormente monoclonal. A maioria dos pacientes apresenta queixas dispépticas inespecíficas, sendo a dor epigástrica o achado principal, que ocorre em cerca de 70% dos casos. Outros sintomas sistêmicos podem ocorrer em casos mais avançados.

Objetivo

relatar um caso de paciente com linfoma de zona marginal gástrico em início de tratamento.

Relato de caso

Homem de 56 anos encaminhado no início de 2021, da gasto-oncologia com histórico de plenitude gástrica e vômitos pós prandiais há 1 ano, além de um emagrecimento de 11 kg. Ele não apresentava febre ou sudorese noturna. Em dezembro de 2021, foi feita uma endoscopia alta que mostrou úlcera infiltrativa endurecida, friável ao toque em corpo médio distal do estômago. O anátomo patológico mostrou a presença de H. pylori e determinou o diagnóstico de linfoma não Hodgkin de zona marginal do tipo MALT. À imuno-histoquímica: BCL2 e CD20 positivos e CD10, CD23, CD1 negativos e Ki67: 70%. Tratado com Claritromicida, Amoxicilina e Omeprazol evoluindo com total recuperação ponderal e resolução da sintomatologia. Nova endoscopia em 05/2022 com H. Pylori negativa, mas ainda com lesões compatíveis cm linfoma gástrico. Exames iniciais: Hb: 16,8; leucócitos: 5400/mm3, com diferencial normal; plaquetas: 254000/mm3, ácido úrico: 5,0mg/dL; DHL: 264 mg/dL; beta 2 macroglobulina: 2040 mg/dL e albumina 4,3 g/dL. Solicitado PET, mas resultado ainda não foi disponibilizado.

Discussão

Dado o relato de caso acima, constata-se que apenas o uso dos antibióticos levou à erradicação da H. pylori e à melhora clínica, mesmo que o tumor não tenha sido eliminado (segunda a literatura, pode demorar até 1 ano para regredir após resultado negativo da bactéria). Havendo doença disseminada e comprometimento sistêmico, o tratamento deve ser feito com quimioterapia e, quando não há resposta ao tratamento com antibiótico, pode ser feita radioterapia local. No caso em questão, aguardamos o PET para saber se é localizado ou sistêmico para determinar se haverá necessidade de tratamento complementar com quimioterapia.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools