Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S170 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S170 (October 2022)
Open Access
LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA COM CROMOSSOMO PHILADELPHIA EM UMA GESTANTE NO SEGUNDO TRIMESTRE
Visits
502
LK Kruma,b, LM Fogliattoa,b, CF Gomesa,b, LZ Munhoza,b, RR Azevedoa,b, HP Filika,b, GLF Bazurtoa,b, DB Lamaisona,b, CP Bruna,b, T Vanellia,b
a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
b Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Relatar um caso de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) B com t(9;22) durante a 22ª semana de gestação; e o desafio de realizar o tratamento.

Relato de caso

Paciente feminino, 30 anos, gestante de 22 semanas foi ao Pronto Atendimento com queixa de astenia. Apresentava anemia (Hb 2,6 g/dL) e leucocitose (18.730 células/μL) com 40% de blastos. A avaliação medular evidenciou infiltração de 95% de blastos, com imunofenótipo positivo para CD19, CD22, CD10, CD34, TdT, HLADR; e negativo para CD20, cadeias leve kappa e lambda, cIgM confirmando o diagnóstico de LLA B comum. A avaliação de líquor mostrou acometimento de sistema nervoso central. Foi discutido com a paciente e esposo sobre opções de tratamento e risco ao feto. Optado por iniciar o ciclo 1 do protocolo HyperCVAD. Após, a medula ainda evidenciava 23,2% de células patológicas. Nesse período, o resultado do cariótipo do diagnóstico foi liberado com a presença da t(9;22)(q34;q11.2) e o PCR foi positivo para BCR-ABL p190 e negativo para BCR-ABL p210. Então, trocou-se o tratamento para Imatinibe 600 mg/dia associado a protocolo de baixa intensidade com 3 ciclos de indução com vincristina 1,4 mg/m2 nos D1 e D14 e Dexametasona 40mg de D1 a D4 e D11 a D14. A paciente foi submetida a cesárea eletiva com 37 semanas gestacionais. Feto nasceu bem, com peso adequado à idade gestacional. Após 3 ciclos de indução, paciente apresentou DRM negativa. Foi realizada consolidação com 6 ciclos, sendo os ímpares com metotrexato 1000mg/m2 no D1; e os pares com citarabina 1000 mg/m2 de 12/12h no D1, D3 e D5. Paciente manteve DRM negativa durante a consolidação. Foram realizadas 15 quimioterapias intratecais, com negativação no líquor a partir do 2º ciclo. Posteriormente, iniciou-se a etapa de manutenção com vincristina 1,4 mg/m2 no D1, prednisona 200 mg de D1 a D5; e Imatinibe 600mg diário, com plano de duração de 11 ciclos. Paciente está em avaliação com equipe do transplante de medula óssea para transplante alogênico aparentado com a irmã. O filho da paciente encontra-se com adequado desenvolvimento neuropsicomotor.

Discussão

A leucemia aguda é incomum durante a gravidez, afetando aproximadamente 1 em 75.000 a 100.000 gestações, sendo relatada principalmente no segundo e terceiro trimestre3. Somente cerca de 28% dos casos diagnosticados durante a gestação são LLA, sendo mais incomum a presença do cromossomo Philadelphia. Devido a raridade da neoplasia hematológica durante a gravidez, os dados são restritos a estudos retrospectivos e relatos de casos, dificultando a escolha de tratamento. A sintomatologia de leucemia pode ser semelhante aos que já são observados na gestação, como a astenia, dificultando o diagnóstico. A exposição a quimioterápicos citotóxicos durante os segundo e terceiro trimestres predispõe o feto a retardo de crescimento, parto prematuro e supressão medular fetal, portanto a escolha do regime de tratamento é importante. O manejo de cada gestante deve ser individualizado. O parto é preferível entre 32 e 36 semanas de gestação para garantir a maturação fetal ideal.

Conclusão

A leucemia aguda é uma doença rara na gestação, mas quando diagnosticada, deve-se ponderar vários fatores para escolha do tratamento. Neste caso, foi optado por realizar protocolo de quimioterapia de baixa intensidade associada ao Imatinibe apresentando excelente desfecho clínico.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools