Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S511 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S511 (October 2022)
Open Access
ÍNDICE DE FRACIONAMENTO DE HEMOCOMPONENTES COMO INDICADOR DO PROCESSO PRODUTIVO EM HEMONÚCLEO DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
Visits
746
CS Silva, JR Cunha, SV Baião
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

O uso do sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna O uso de sangue e hemocomponentes é uma prática dispendiosa para o SUS que necessita e utiliza tecnologia de ponta e recursos humanos altamente especializados, e tem seu fornecimento diretamente relacionado à doação voluntária e altruísta. A Hemoterapia moderna se desenvolveu baseada no preceito racional de transfundirse somente o componente que o paciente necessita tornando urgente o monitoramento do processo produtivo do ciclo do sangue através de indicadores que informem ao gestor a relação entre as unidades de sangue total coletadas e os componentes produzidos a partir de uma doação.

Objetivo

Verificar o rendimento do processo produtivo do fracionamento do sangue total com obtenção dos constituintes: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Hemácias de Baixo volume (CHBV),Concentrado de Plaquetas (CP), Crioprecipitado (CR), Plasma Fresco (PF), Plasma Isento de Crio (PIC) e Plasma Normal (PN) todos produzidos em relação ao sistema de bolsas para coleta de sangue adotado no Hemonúcleo do Hospital Pedro Ernesto na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Material e métodos

Este estudo foi baseado em um levantamento de dados acerca dos mapas de produção de hemocomponentes produzidos no Setor de Fracionamento do Hospital Universitário Pedro Ernesto, localizado na cidade do Rio de Janeiro- RJ. As informações foram obtidas através do sistema Hemote Plus no período de 01/1/2021 a 30/06/2022.

Resultados

Durante o período analisado, foram coletadas e processadas 8.221 unidades de sangue total com preparo de 23.231 hemocomponentes, os índices de fracionamento variaram entre 2,70 a 2,91. A meta do índice para o serviço foi estabelecida historicamente para valor acima de 2,80.  Para os períodos com resultado abaixo da meta estabelecida foram abertas análises de investigação de causas e elaborado Planos de Ação com medidas tratativas junto as equipes do Setor de Coleta e Fracionamento.

Discussao

Observado que o índice de fracionamento dos hemocomponentes está diretamente relacionado aos processos de coleta de sangue e ao fluxo de trabalho do setor de produção de hemocomponentes, tendo em vista que o processo produtivo depende das ações operacionais (fator humano) e exige uma intervenção da gestão do serviço, seja por implantação de tecnologia de automação com controle operacional através de sistema informatizado ou por especificação do aproveitamento máximo da produção de 03 componentes por doação efetuada.

Conclusão

Este estudo permitiu uma melhor avaliação quantitativa e qualitativa do processo produtivo dos Setores de Coleta de Doadores e Produção de Hemocomponentes evidenciando as oportunidades de melhorias garantindo oferta de hemocomponentes conforme demandado pelas Unidades Assistenciais do Hospital Universitário Pedro Ernesto que realizam procedimentos transfusionais.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools