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Vol. 44. Issue S2.
Pages S511-S512 (October 2022)
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A ADESÃO AO CUMPRIMENTO DAS ROP'S, ATRAVÉS DA INCLUSÃO NO CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA, A FIM DE ASSEGURAR OS PROCESSOS DO GRUPO GSH
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LFF Dalmazzo, CAHT Alves, RC Trabanca, TS Claudio, AJM Mira, T Araujo, BMM Oliveira, BR Oliveira
Grupo GSH, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Introdução

A Acreditação Qmentum International nível Diamante, foi concedida ao Grupo GSH em 2021. O checklist utilizado como ferramenta nas Auditorias Internas da Qualidade, necessitou ser atualizado, tendo como intuito garantir as boas práticas do gerenciamento dos processos envolvidos e para subsidiar as unidades nas adequações necessárias da certificação, sendo implantado em Janeiro de 2021 em todas as regionais. Com isso, foi realizado um levantamento sobre a adesão ao cumprimento da metodologia Qmentum nas unidades das regionais no RJ, MG e ES através dos resultados obtidos nas auditorias internas.

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade do resultado das conformidades nas Auditorias Internas de Qualidade, através da aplicação do novo check list baseado nas 14 ROP ‘s (Práticas Organizacionais Exigidas - Qmentum) elencadas para Grupo, como obrigatórias ao seu escopo, e dessa forma, assegurar o cumprimento no desenvolvimento dos processos.

Método

A aplicação do check list é realizada durante a visita de Auditoria Interna da Qualidade, utilizando-se do método “tracer”(in loco). Os dados entre o período de Janeiro/21 a Junho/22 foram gerenciados em planilha Excel.

Resultados

Todas as unidades auditadas obtiveram um bom desempenho nas auditorias internas após a aplicação do novo check list t. Foram realizadas 31 auditorias, tendo o índice médio de conformidade em 90,48% e por ROP's todas obtiveram resultados acima de 75%. Como forma de engajar colaboradores, foram criados crachás e bottons baseados na temática, onde em cada ROP com resultado a partir de 75% é dado um botton para simbolizar a conformidade na ROP obtida.

Discussão

Neste período foi desenvolvido pela Qualidade, um conjunto de atividades internas para um melhor entendimento e execução da metodologia aos gestores, como treinamentos, suportes direcionados, divulgação de materiais didáticos, dentre outros. Os resultados obtidos possibilitam subsidiar os gestores com informações que fomentam uma melhor análise da atuação da empresa, de que forma isso vem ocorrendo para tomada de decisões assertivas.

Conclusão

O novo check list possibilitou avaliar a implantação das ROP's nas atividades e processos das unidades. Os resultados evidenciados em cada ROP, sustentam que a segurança do atendimento oferecida aos doadores e pacientes no Serviço de Hemoterapia, vem sendo alcançado. Todas as ações internas desenvolvidas pelo Time da Qualidade, foi de extrema importância para o resultado do cumprimento das práticas seguras, assim como no engajamento de todos os colaboradores e gestores. Esses resultados evidenciam melhoria da qualidade do serviço prestado, propicia oportunidades para o desenvolvimento das equipes e processos envolvidos, acarretando a melhoria da prática esperada na execução do atendimento no Serviço de  Hemoterapia e no desfecho para o doador e o paciente.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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