Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S510-S511 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S510-S511 (October 2022)
Open Access
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE NO HEMOCENTRO COORDENADOR DO RIO GRANDE DO NORTE
Visits
504
ML Cortez, IPL Vilar, FDSC Rocha, DPP Guimarães
Hemocentro Dalton Cunha do Rio Grande do Norte – Hemonorte, Natal, RN, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Relatar a experiência do processo de certificação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) do HEMONORTE.

Material e métodos

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o processo de certificação do SGQ do HEMONORTE por meio de recursos do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) do Ministério da Saúde, em prol da qualificação técnica e gerencial da Hemorrede e do fortalecimento da articulação com os serviços de hematologia e/ou hemoterapia.

Resultados

O processo resultou na certificação ISO 9001:2015 do SGQ para o Ciclo do Sangue e o laboratório de HLA do HEMONORTE. O certificado do sistema de gestão de qualidade foi alcançado em 2020. A primeira etapa do processo de melhoria do SGQ foi a capacitação técnica de um quadro de 20 pessoas, iniciando assim a sensibilização da equipe, seguida de uma consultoria para a estruturação inicial de um SGQ do HEMONORTE, mas ainda sem o objetivo de certificação. A partir de iniciativas do PNQH, deu-se a disponibilização de recursos para certificação, que viabilizaram a contratação de uma consultoria para o desenvolvimento do SGQ e da empresa certificadora. Neste momento, iniciou-se a realização do diagnóstico institucional, utilizando-se a Norma ISO 9001:2015 e, a partir daí, foi criado um planejamento estratégico com vistas à possibilidades de melhorias, desenhos de processos, construções de indicadores de qualidade e treinamento da equipe quanto à ferramentas da qualidade, gestão de não conformidade, ação corretiva, ação de melhoria e análise de riscos e oportunidades.

Discussão

Maranhão (2005) afirma que a adoção de um sistema de gestão da qualidade pode representar uma fonte de mudança cultural que, usualmente, provoca conflitos e se não houver o engajamento da direção da instituição nesse processo de mudança não é recomendado o início da implementação da Norma de Gestão de Qualidade. O processo de certificação do HEMONORTE corroborou com o disposto, tendo em vista os desafios enfrentados no engajamento da equipe e, consequente, necessidade de apoio da direção da instituição nessa empreitada além do investimento na motivação e treinamento continuado do corpo técnico. Com a consultoria e a certificação ISO 9001:2015 alcançaram-se muitos objetivos do PNQH, dentre eles, a qualificação técnica e gerencial; a implantação e implementação do processo de melhoria contínua, por meio da avaliação permanente dos processos de trabalho; mudanças internas, como o aperfeiçoamento do SGQ, certificação da unidade e capacitação dos profissionais, buscando a excelência da qualidade do serviço e dos produtos do HEMONORTE.

Conclusão

Certificar um sistema de gestão de qualidade em uma instituição pública, na qual há limite financeiro, problemas estruturais, falta de equipamentos, insumos e materiais escassos, além de uma equipe reduzida, é uma realidade desafiadora. Porém, o PNQH tornou possível um objetivo antes incipiente. O HEMONORTE ainda apresenta o desafio de certificação dos demais setores não contemplados (a hematologia), entretanto, agora, com o facilitador de conhecer o percurso que deve ser seguido em prol da melhoria contínua e um serviço público de excelência.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools