Journal Information
Vol. 42. Issue S2.
Pages 484-485 (November 2020)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 42. Issue S2.
Pages 484-485 (November 2020)
815
Open Access
INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE POR MEIO DE REDES SOCIAIS: “PROJETO AMIGO DOADOR” – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
...
M.L. Martins, B.N. Silva, M.F.B. Felipe, R.G. Dias, T.S. Nascimento, S.T.F. Grunewald
Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil
Article information
Full Text

Objetivos: Doar sangue é um ato pró-social, que nos dá capacidade de salvar vidas. O Hemominas de Juiz de Fora, polo de referência para 27 cidades e 57 hospitais da região, atende à demanda de 5 mil transfusões por mês. A necessidade de manutenção adequada dos estoques depende unicamente da motivação e da conscientização da população para doar sangue regularmente. Portanto, o Projeto de Extensão “Amigo Doador”, da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem como objetivo aumentar o número de doações de sangue e torná-las mais frequentes por meio da divulgação de informações, do esclarecimento de dúvidas e postagem de mensagens motivacionais, incentivando o espírito solidário essencial para a doação e consequente manutenção dos estoques no Hemominas de Juiz de Fora. Em meio à pandemia pelo novo Coronavírus, as atividades são realizadas por redes sociais, que atualmente são amplamente utilizadas pela população e são de elevado alcance. Material e métodos: O projeto conta com cinco alunos selecionados, os quais realizaram uma capacitação sobre o processo de doação de sangue, voltado para posterior elaboração de conteúdo sobre o tema e esclarecimento de potenciais dúvidas da população. Foi criada uma página em rede social e é feito o compartilhamento da mesma pelos administradores, com o intuito de dar visibilidade e aumentar o alcance do projeto. Em seguida, iniciou-se a confecção de postagens diárias, as quais abordam diversos assuntos, que envolvem a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea, atualizações sobre a situação dos bancos de sangue no Hemominas de Juiz de Fora, postagens motivacionais para realização da doação, além de disponibilizar espaço para a população expor suas dúvidas, que são sanadas pela equipe. Resultados: Por meio da divulgação de informações em redes sociais sobre a doação de sangue, espera-se que o público atingido se informe e sensibilize, a fim de aumentar o número de doadores e a frequência de doação, beneficiando os estoques de sangue regionais. Atualmente a página conta com 292 seguidores e já realizou 64 postagens. Discussão: Tendo em vista que menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue, o que se encontra aquém do ideal, e que em Juiz de Fora a demanda diária é de 160 doações para abastecimento necessário nos estoques na cidade e na região, a obtenção desse hábito por parte dos indivíduos é um processo desafiador, que necessita de estratégias de educação e desmistificação do assunto para eficaz captação de voluntários. Assim, a extensão universitária atua diretamente com o público e tem um potencial significativo de impacto social, dada a importância das doações para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. Além disso, com o atual panorama vivenciado pela pandemia de COVID-19, demonstra-se que a informação da importância da doação e como fazê-la de modo seguro deve ser difundida de modo ampliado dentre a população, o que é alcançado pelo projeto de maneira remota, utilizando tecnologia e respeitando as normas de distanciamento social necessárias. Conclusão: Por meio do projeto concluiu-se que é de extrema importância incentivar a doação de sangue, principalmente em meio à pandemia, na qual a maior parte dos estoques de sangue encontram-se em estado crítico ou de alerta.

Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy

Subscribe to our newsletter

Article options
Tools