Introdução: O hemograma é o exame laboratorial mais solicitado no mundo e sua adequada interpretação é descrita como um desafio para muitos estudantes de medicina. Instrumentos como algoritmos podem de algum modo facilitar a interpretação desse exame, além de minimizar a solicitação indiscriminada de outros exames. A construção de instrumentos destinados à prática clínica envolve fases como: desenvolvimento/construção, validação interna e externa. Cada uma das etapas citadas apresenta uma metodologia própria, com pontual rigor técnico-científico além de intenso trabalho coletivo. Objetivo: Desenvolver um instrumento do tipo algoritmo com interface temática e dinâmica para auxiliar o estudante de medicina na análise básica do hemograma e no raciocínio complementar. Método: Desenvolvimento de um instrumento do tipo algoritmo, com interface dinâmica, lúdica e temática. O instrumento também apresenta referências step by step e check list. O instrumento foi elaborado de maneira combinada por acadêmicos de medicina, médico hematologista, médico patologista clínico, médico neonatologista e também por farmacêutico/bioquímico. O modelo foi desenvolvido com painéis de perguntas e respostas conforme a linhagem hematopoética avaliada. Resultados: O instrumento foi subdividido em série eritrocítica, leucocítica e trombocítica. Inicialmente o instrumento apresenta um algoritmo o qual tem o intuito inicial de se identificar possíveis alterações. Na sequência, check-list é apresentado no sentido de complementar as informações. Um painel clínico contendo algumas das possíveis classificações identificadas no hemograma nas diferentes linhagens hematopoiéticas (mais comuns) é apresentado, contendo possíveis etiologias clínicas relacionadas à classificação em questão (mais comuns). O tempo estimado para a realização sistemática do instrumento é em torno de três-cinco minutos. Discussão: De fato, diferentes algoritmos podem ser identificados em diferentes literaturas. Entretanto, neste instrumento, utilizou-se uma temática e também uma espécie de diálogo orientado. O presente algoritmo traz informações mescladas, ou seja, além de auxiliar na identificação da classificação da possível alteração no hemograma, apresenta ainda, as principais causas relacionadas à classificação possivelmente identificada, além de métodos complementares que podem ser utilizados na rotina. Em nenhum momento foi o objetivo deste instrumento, esgotar as possibilidades etiológicas relacionadas ao hemograma e nem tornar sua avaliação de modo mecânico ou isolado. O instrumento representa um passo inicial na abordagem avaliativa. Este instrumento não responde todas as perguntas, apenas, irá contribuir de maneira menos traumática, que o acadêmico se sinta mais familiarizado com o tema, corroborando com passos iniciais para que então, se chegue a um raciocínio clínico compatível com o problema em questão. Conclusão: Embora se trate de um instrumento básico, direcionado ao contexto da graduação, o mesmo pode, a princípio, contribuir com uma análise sistemática consciente e de qualidade do hemograma.
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