Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S831-S832 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S831-S832 (October 2023)
Full text access
IMPLEMENTANDO O PATIENT BLOOD MANAGEMENT NO CENTRO INTEGRADO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE AMAURY DE MEDEIROS: UM MODELO QUE DEU CERTO
Visits
225
LC Correaa,b,c, ACCS Ramosa,d, EAS Moraesa,d, GJB Albertima,d, C Almeida-Netoc
a Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Recife, PE, Brasil
b Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), Recife, PE, Brasil
c Disciplina de Ciências Médicas da FMUSP, São Paulo, SP, Brasil
d Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/objetivos

Apresentar a experiência de implementação do Patient Blood Management (PBM) no Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM). O PBM é uma orientação global de abordagem multidisciplinar, sistematizada, baseada em evidências e centrada no próprio paciente que tem como base três pilares: 1) Identificação precoce e tratamento da anemia e deficiência de ferro; 2) Minimização das perdas sanguíneas e; 3) Tolerância à anemia, evitando transfusões desnecessárias e propondo gatilhos transfusionais restritos. Para este relato o foco está em procedimentos operatórios ginecológicos eletivos e Hemorragias Pós-Parto (HPP).

Material e métodos

Relato de Experiência. O CISAM, uma maternidade de alto risco de Recife, antes de 2019, vivenciava o aumento do número de transfusões pré-operatórias em cirurgias ginecológicas eletivas e inúmeras transfusões desordenadas no contexto de HPP. Com esta realidade de saúde/gestão realizou-se uma intervenção baseada no PBM.

Resultados

Em 2019 foi implantado o ambulatório de anemia para diagnóstico e tratamento de anemia pré-operatória nos casos de cirurgias ginecológicas eletivas. As pacientes com hemoglobina <12 g/dL e que já tivessem passado em consulta pré-operatória de ginecologia e/ou anestesia seriam avaliadas por hematologista. Em relação às HPP foi desenhado e implementado um Protocolo de Transfusão Maciça (PTM) e uso do ácido tranexâmico. Inicialmente, houve uma queda linear no número de transfusões, ao longo dos anos, a maior compreensão da equipe multidisciplinar em relação a necessidade de tratar os pacientes e transfusões criteriosamente, a criação das estruturas acima descritas e, por último, a criação de um grupo de trabalho de PBM em 2022. O grupo de PBM foi composto por um hematologista, um cirurgião e um anestesista, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e um gestor hospitalar. Além disso, houve a criação de um Núcleo PBM com três vertentes, coordenação, informação e educação.

Discussão

Como estrutura e processos foram necessários tanto à implantação do ambulatório de transfusão (pilar 1), como ao PTM e ácido tranexâmico (pilares 3 e 2), a utilização de recursos previamente existentes: (consultório e agência transfusional); Recursos Humanos (RH) (profissionais de saúde do serviço); recursos materiais (normas, protocolos e etc.); recursos financeiros (medicamentos ‒ sulfato ferroso, ferro sacarato e ácido tranexâmico); realização de exames; e ampla educação permanente. Para o terceiro pilar, a utilização de transfusão restritiva e avaliação das solicitações dos hemocomponentes utilizados no pós-operatório. Utilizar os pilares do PBM, com os recursos previamente disponíveis trouxe melhorias notórias e contínuas em todas as escalas e ainda reduziu o consumo de hemocomponentes.

Conclusões

O programa permite resultados a curto, médio e longo prazos nos âmbitos estruturais, dos recursos humanos, laboratório, educação e processos de gestão. Com a queda do número de transfusões, é possível que haja menor necessidade de doadores de sangue, maior contenção de custos, lucratividade, equidade e o melhores resultados relacionados à segurança do paciente. Isto pode refletir um modelo inicial de implementação de PBM com baixo custo.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools