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Vol. 44. Issue S2.
Pages S452 (October 2022)
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IMPACTO DA REQUISIÇÃO DE 6 HORAS NO INDICADOR SOLICITAÇÃO X LIBERAÇÃO
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L Aguiar, TB Gualberto, IRL Andrade, FB Rodrigues
Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia - Grupo GSH, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Objetivos

Em janeiro de 2022 o GSH passou a ser responsável pelo suporte transfusional no Hospital Santa Martha de Niterói. Uma das mudanças apresentadas pelo GSH ao hospital foi a modalidade de transfusão de 6 horas.Antes só existia 3 horas, 24 horas, reserva e urgência. Foi reforçado junto da equipe médica a importância de uma indicação criteriosa da do tempo transfusional. Priorizando as transfusões de 3 horas a situações com mais riscos ao paciente evitando dessa forma atrasos no atendimento. Consequentemente melhora no Indicador Solicitação X Liberação.

Material e métodos

O método utilizado foi analisar as requisições eletrônicas desde janeiro 2022. Mensalmente a porcentagem dos diferentes tempos foi passado para a coordenação médica. Encontros com equipe médica, enfermagem e direção foram feitas desde o início com o intuito de mudar um costume do Hospital e mostrar o impacto positivo caso os médicos fossem mais criteriosos na indicação transfusional.

Resultados

Foram analisadas 487 requisições desde janeiro a junho de 2022. Em pouco tempo de trabalho no Hospital conseguimos uma mudança na porcentagem nas requisições de 6 horas. Assim que entramos no Hospital não existia essa categoria para a equipe médica. Em janeiro cerca de 12% das requisições foram 6 horas ( mês em que passamos atender o Hospital); fevereiro em torno de 20% . Março, abril, maio e junho ficamos na faixa entre 30-35% das requisições.

Discussão

O tempo de atendimento de 6 horas é uma excelente estratégia para garantir o atendimento ao paciente que não apresenta necessidade de transfusão imediata. Permite uma melhora no indicador solicitação x liberação. Consequentemente permite que os pacientes que realmente necessitem do atendimento imediato recebam o atendimento no momento correto.

Conclusão

Com a excelente interação entre equipe do hospital e o grupo do GSH, além do interesse de mudança pela direção , foi possível ter uma mudança na porcentagem de atendimento das requisições de 3 horas e 6 horas no Hospital Santa Martha. Dessa forma, o Indicação Solicitação x Liberação manteve se acima da média.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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