Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S378-S379 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S378-S379 (October 2022)
Open Access
DOADOR DO FUTURO: 26 ANOS DO PROJETO DOADOR DE SANGUE, UM COMPROMISSO SOCIAL
Visits
743
AGS Silvaa, IA Souzab, SS Silvac
a Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil
b Hemocentro Regional de Uberaba-Fundação Hemominas, Uberaba, MG, Brasil
c Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

Em 1996 o Hemocentro Regional de Uberaba (HRU)- Fundação Hemominas (FH), realizou o primeiro evento do projeto “Doador de Sangue - um compromisso Social”, vinculado ao projeto Doador do Futuro da FH, com objetivo de conscientizar crianças e adolescentes do ensino fundamental de Uberaba sobre o compromisso social da doação de sangue. A ação consiste na conscientização dos alunos através de palestras e estímulo à confecção de uma frase e um desenho sobre a temática.

Metodologia

O projeto inicia-se com um convite a todas as escolas públicas e particulares de Uberaba. Nos anos ímpares são convidados os alunos do 1°ao 4°ano do ensino fundamental e nos pares os do 5°ao 9°. Na dinâmica do concurso ocorre a sensibilização dos professores, que serão multiplicadores das informações, por uma oficina. Os temas abordados são: o que é o sangue, importância de ser um doador, condições para doar e fracionamento do sangue. O HRU fica à disposição para que professores e alunos façam visitas ao local. Após esta abordagem, os professores irão trabalhar com os alunos sobre a doação de sangue, divulgar o concurso e incentivá-los a produzir um desenho e uma frase. As escolas fazem uma seleção inicial dos trabalhos e os enviam para o HRU. Uma comissão - constituída por membros do HRU, um doador de sangue, um jornalista, um representante da sociedade civil, um membro da secretaria estadual, um da municipal de educação e outro da secretaria municipal de cultura - é formada para selecionar os três melhores trabalhos, premiados com prêmios oferecidos pelo comércio local. O resultado do concurso é divulgado nos meios de comunicação: rádio, televisão e jornal, possibilitando uma maior visibilidade e incentivo à participação dos alunos e escolas. Além do prêmio, o melhor trabalho é estampado nas camisetas distribuídas na solenidade do Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) e os alunos são convidados a participar e receber a premiação nesse dia.

Resultado e discussão

O concurso foi promovido entre 1996 e 2019, sofrendo descontinuação em 2020 e 2021, em decorrência das restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID e às dificuldades da sua realização online. Foram 10.606 trabalhos recebidos pelo HRU (média de 441 trabalhos/ano) e com a participação média anual de 24 escolas, correspondendo a uma adesão de 55% das escolas convidadas. O impacto da conscientização dos alunos na doação de sangue é de difícil mensuração. Por ocorrer em diversas etapas, com diversos públicos (professores, familiares e comércio local) e em vários meios de comunicação promovemos uma maior abrangência da conscientização do tema. Se considerarmos que a fidelização do doador é um item que permite avaliar o nível de conscientização da sociedade sobre o compromisso social da doação de sangue, o índice de doador de retorno de 77,9% alcançado e mantido pelo HRU, bem acima da média nacional de 43,3% e da região sudeste de 38,5% segundo o 9° Boletim de Produção Hemoterápica da ANVISA, é uma sinalização palpável do reflexo positivo desta ação.

Conclusão

O desenvolvimento do projeto “Doador de Sangue, um compromisso Social”voltado a crianças e jovens, constituiu-se importante ferramenta para a educação da comunidade quanto ao compromisso social da doação de sangue, contribuindo fortemente para a fidelização dos doadores e resultando em altos índices de doadores de retorno no HRU e, consequentemente, para reduzir o déficit de hemocomponentes e aumentar a segurança transfusional.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools