Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S786-S787 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S786-S787 (October 2023)
Full text access
COMPARAÇÃO DOS TÍTULOS DE ISOAGLUTININAS ABO EM GEL TESTE MANUAL X AUTOMATIZADO
Visits
196
KVD Cruza, AR Silvaa, FL Guimarãesa, SC Salesb, SR Folcob, ST Alvesb
a Bio-Rad Laboratórios, Brasil
b Hospital Santa Marcelina (HSM), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Avaliação comparativa da concordância dos títulos de anticorpos ABO de doadores, utilizando a técnica de aglutinação em coluna, Gel Teste, com realização manual e automatizado no equipamento IH-500 da Bio-Rad.

Material e métodos

Foram analisadas amostras de 39 doadores do grupo sanguíneo “O” do Hospital Santa Marcelina, entre agosto de 2020 e outubro de 2020 pelo Laboratório de Atendimento ao Cliente Bio-Rad. As titulações de anticorpos (isoaglutininas) ABO foram realizadas pelo método Gel Teste com pipetagem manual e automatizada no equipamento IH-500 da Bio-Rad. Para os testes com pipetagem manual e para os testes automatizados, foi utilizada como meio para a diluição seriada, a solução padronizada ID-Titration Solution (Bio-Rad), cartões com gel neutro (ID-NaCl ‒ Bio-Rad), com incubação de 15 minutos à temperatura ambiente e os resultados interpretados através do software IH-Com (Bio-Rad).

Resultados

Entre as metodologias Gel Teste manual e automatizado houve concordância em 96,15% dos resultados considerando mesmo título ou com diferença de até 1 título. A faixa de títulos encontrada para o gel teste manual foi de 4 a 256 para o anti-A, e de 2 a 128 para o anti-B. O mesmo range foi encontrado para a metodologia gel teste automatizada para o anti-A e um range semelhante, de 4 a 128 para o anti-B. A média do título obtida para a metodologia gel teste manual é de 51,18 para o anti-A e 24,05 para o anti-B, com mediana igual a 32 e 16, respectivamente e para a metodologia automatizada é 62,46 para o anti-A e 28,82 para o anti-B, com mediana igual a 64 e 16 respectivamente.

Discussão

A padronização da técnica de titulação de anticorpos é um desafio laboratorial, uma vez que existe uma ampla variabilidade entre leituras de resultados entre os laboratórios. E uma considerável variabilidade entre as diferentes técnicas. A pipetagem manual, é uma etapa trabalhosa e demanda muito tempo de trabalho na bancada.

Neste estudo foi observada grande concordância entre as metodologias Gel Teste manual e automatizado (96,15%), confirmando que os resultados utilizando Gel Teste são reprodutíveis. É possível destacar ainda, que a titulação utilizando Gel teste é segura uma vez que se utiliza um meio comercial padronizado para a realização da diluição seriada. Quando o teste é automatizado, possui total rastreabilidade dos insumos e dos resultados, reduz o tempo do operador na bancada e otimiza as pequenas e grandes rotinas.

Conclusão

A grande concordância observada em relação aos resultados da titulação de anticorpos ABO para as metodologias Gel Teste manual e automatizada pode ser associada a presença de maior padronização na execução das técnicas e menor quantidade de interferências externas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools