Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S307-S308 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S307-S308 (October 2022)
Open Access
COLETA DE CD34+ PARA TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA
Visits
480
SC Longattia, RW Silvab, VS Baltierib, MA Stefanob, TLS Silvaa, ACS Silvaa, J Lisboaa, F Mendonçaa, CES Ferreiraa
a Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil
b Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Discutir a literatura atual sobre a separação de células CD34+ do sangue por meio do processo de aférese como forma de enriquecer o material a ser transplantado para o paciente.

Métodos

A revisão foi realizada no PubMed em artigos científicos com temas relacionados à coleta e quantificação de CD34, por citometria de fluxo, publicados entre 2017 e 2022.

Resultados

Nos últimos anos, foi possível observar um aumento significativo no uso de coletas de HSC de sangue periférico para transplante de medula óssea, onde a contagem de células CD34+ é o principal critério para avaliação da qualidade de uma coleta de células tronco hematopoiéticas. Um transplante de células CD34+ pode reconstituir a hematopoiese de forma eficaz e com integridade celular, sendo que o resultado é similar naqueles que receberam o transplante de células frescas e armazenadas. A recuperação da hematopoiese ocorre em 8-10 dias se não for utilizado metrotrexano.

Discussão

Diante da análise realizada por meio dos artigos, é possível entender que o TMO é muito utilizado em países desenvolvidos devido ao seu alto custo, tendo sido estimado em custar aproximadamente 200.000 dólares americanos. Em um recente estudo de Anasseti et all não identificou diferenças na sobrevida entre ambos os tipos de transplante, mas indica que doações de sangue periférico têm maior chance de desenvolver rejeição e as de medula óssea têm maior chance de desenvolver doença do enxerto contra hospedeiro. Em uma análise de 189 pacientes que receberam doação de células tronco de sangue periférico, Remberger et al. concluíram que o valor ideal para o transplante é de 6 a 7 × 106 CD34+ células/kg. Outro estudo, concluiu que doses de células maiores que 5 × 10 estavam associadas com melhores resultados e menor probabilidade de falha no transplante. Avaliando a relação entre a quantidade de leucócitos, células mononucleares e células CD34 + e a contagem de células progenitoras de sangue periférico numa única aférese, concluiu que 10 células CD34+ circulantes por mm3 de sangue garante o mínimo de 0.5 × 106 células CD34+ por quilo coletadas no mesmo dia. A mobilização das células da medula para o sangue periférico pode ser estimulada por meio de citocinas ou quimioterapia. Um estudo mostrou que pacientes iniciaram a mobilização das células CD34 com plerixafor 16 horas antes da aférese tiveram melhores resultados que os que iniciaram 11 horas antes. De modo geral, é recomendado o uso de fator estimulante de colônias de granulócitos, ou G-CSF, pois foi evidenciado que após o tratamento com G-CSF, 1-2% das células mononucleares são CD34+. A quimioterapia é recomendada no caso de pacientes que precisam concomitantemente de uma diminuição na carga tumoral ou que necessitam de quantidades maiores de células tronco hematopoiéticas.

Conclusão

A importância do transplante de células tronco hematopoiéticas retiradas do sangue periférico foi um avanço de grande importância no tratamento de diversas doenças hematológicas. Não apenas apresenta menor comorbidade ao doador, mas também apresenta excelentes resultados. A escolha de utilizar citocinas ou quimioterapia para mobilizar as células da medula depende do estado do paciente, da doença de base e do tratamento sendo realizado no momento. Apesar de existirem alguns estudos, um valor ideal de células CD34+ ainda não foi bem estabelecido e mais pesquisas devem ser feitas nessa área.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools