Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S560 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S560 (October 2022)
CITOMETRIA DE FLUXOCITOMETRIA DE FLUXO
Open Access
AVALIAÇÃO IMUNOFENOTÍPICA POR CITOMETRIA DE FLUXO NO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE SÉZARY NO RIO GRANDE DO NORTE
Visits
404
MDGM Araújoa, AFA Dantasb, CF Nobreb, FCM Theodorob, GA Silvab, MLL Machadob, RD Limab, GHM Oliveiraa, TMM Oliveirab, GBC Juniora,b
a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP RN), Natal, RN, Brasil
b Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

Os Linfomas Cutâneos de Células T (LCCTs) são doenças linfoproliferativas crônicas (DLPC) raras, correspondendo cerca de 2% dessas neoplasias, acometem primariamente a pele, podendo envolver outros órgãos e sistemas, incluindo o sangue periférico (SP). Dentre os LCCTs, os mais comuns são a micose fungóide (MF) e a síndrome de Sézary (SS) que corresponde a forma leucêmica de caráter agressivo da MF caracterizada pela presença de linfócitos linfomatosos no SP, Células pleomórficas em forma e tamanho com núcleo convoluto de aspecto cerebriforme, citoplasma abundante, azurofilo e sem grânulos (células de Sezary-CS) com contagens em geral, maior 1.000/mL com imunofenotipo TCD4+ levando a uma relação CD4/CD8 maior que 10:1, caracterizada tambem pela positividade para antigenos Pan-T CD2, CD3, CD5 e ausência de CD7 e CD26 na maioria dos casos.

Objetivo

Este trabalho objetivou demonstrar a importância da imunofenotipagem pela citometria de fluxo (CF) na caracterização das CS em pacientes previamente diagnosticados com MF/SS.

Metodologia

Foram utilizadas amostras de SP de 23 pacientes com suspeita de MC/SS encaminados ao Laboratório de Citometria do Hemocentro Dalton Cunha (HEMONORTE). O diagnóstico da SS foi inicialmente baseado na apresentação clínica, hemograma incluindo a citomorfologia em distenção sanguinea corados com corantes hematológicos May Grunwald/Giemsa e imunofenotipagem por CF com um painel de de anticorpos monoclonais (AcMo) especifico para DLPC.

Resultados e Discussão

A imunofenotipagem identificou predomínio de células T madura com imunofenótipo TCD4+ associado aos antígenos CD3+;CD2+;CD5+ e TCR a/b na totalidade dos casos, com relação CD4/CD8 >10 em 78% dos casos; perda de expressão de CD7 nos linfócitos T em 82,6%; Quanto ao marcador de células T de memória CD45RO, 23 pacientes apresentaram positividade superior ao marcador CD45RA. No presente estudo, foi constatada também a contagem citomorfológica das CS em distensões sanguíneos na totalidade dos casos investigados.

Conclusão

Diante dos resultados obtidos, observou-se que a CF associada à análise citomorfologia é uma ferramenta útil no diagnostico laboratorial e acompanhamento desses pacientes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools