Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S469 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S469 (October 2022)
Open Access
ANTICORPO CONTRA ANTÍGENO DE ALTA FREQUÊNCIA, ANTI-KNA: RELATO DE CASO
Visits
459
TAP Vendrame, FSA Silva, GF Devides, AJP Cortez, F Latini, CP Arnoni
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

O sistema de grupos sanguíneos Knops consiste em quatro antígenos de baixa prevalência (Knb, McCb, S13 e Vil) e seis antígenos de alta prevalência (Sla, KCAM, Kna, McCa, Yka e Sl3). Anticorpos para antígenos Knops geralmente não são clinicamente significativos, mas são comuns em pacientes. A identificação e exclusão dos anticorpos são difíceis, pois a maioria dos painéis comerciais não possuem a informação da fenotipagem para os antígenos do sistema Knops, sendo necessário utilizar ferramentas sorológicas adicionais e testes de Biologia Molecular.

Relato de caso

Paciente LGJ, 82 anos, sexo feminino, diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica, com histórico de gestação foi encaminhada ao Laboratório de referência de imunohematologia para identificação de anticorpos irregulares e com solicitação de 02 concentrados de hemácias. A paciente foi tipada como O RhD positivo, a pesquisa de anticorpos irregulares em gel Liss/Coombs (Grifols) demonstrou o mesmo padrão de reatividade (2+) em todas as hemácias da triagem e painel testados (total de 18 hemácias), exceto em 2 hemácias. Nos testes adicionais realizados com hemácias tratada com papaína, tripsina, quimotripsina e DTT não foram observados reatividade. Os testes de antiglobulina direta (TAD) e autocontrole (AC) foram positivos (2+), com eluato negativo e o fenótipo estendido demonstrou que a paciente era negativa para os antígenos E, K, S. Foram realizados testes adicionais de alo adsorção os quais descartaram a presença de anti-E -K,-S e confirmaram a presença de anticorpo contra antígeno de alta frequência. Foi realizada titulação com hemácia R1r K- S- e o anticorpo a ser identificado apresentou titulo 16. Através da genotipagem eritrocitária foi realizada a investigação do gene do sistema Knops e a técnica de sequencimento demonstrou que a paciente apresentava o genótipo KN*02/KN*02 tendo como fenótipo deduzido Kn(a-).

Conclusão

Apesar da presença do anti-Knaa paciente recebeu 02 concentrados de hemácias Kn(a+) sem intercorrências, pois o aloanticorpo não apresenta importância clínica.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools