Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S468-S469 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S468-S469 (Outubro 2022)
Open Access
USO DE TÉCNICAS SOROLÓGICAS COMPLEMENTARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE FENÓTIPO RARO PARA-BOMBAY
Visitas
477
GF Devides, FSA Silva, F Latini, AJP Cortez, CP Arnoni, TAP Vendrame
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Introdução

O sistema ABO é o sistema mais importante na prática transfusional. A expressão dos antígenos A e B nas hemácias são determinadas pelo gene ABO, enquanto a expressão do antígeno H é determinado pela ação da enzima FUT1 (gene H). A expressão dos antígenos ABO e H não estão apenas na membrana, podendo ser encontrados em células, secreções e fluídos como saliva, urina e leite. Mutação em um ou ambos os genes podem levar a fenótipos raros como Bombay e para-bombay. O fenótipo bombay é caracterizado solorogicamente pela perda total da atividade das transferases A,B,H e pela presença do anti-H natural no plasma reativo à 37°C, já o fenótipo para-bombay apresenta quantidades mínimas dos antígenos A e B nos eritrócitos e pouco ou nenhum antígeno H, podendo ser observados discrepâncias nos testes imunohematológicos, sendo necessário realizar testes sorológicos complementares para elucidação do caso.

Relato de caso

: Um indivíduo saudável apresentou-se para uma doação voluntária e durante a realização dos testes Imunohematológicos automatizados de rotina, utilizando o equipamento NEO da Immucor®, apresentou direta de O e reversa em B, caracterizando uma discrepância ABO. A tipagem ABO foi realizada por diferentes metodologias sendo elas tipagem ABO em Gel Grifols® e tubo Fresenius®, porém o resultado se manteve discrepante. Não foram observadas reatividades nos testes utilizando Lectina anti-A1 e anti-H Fresenius®. Teste complementar de absorção e eluição com soro comercial Anti-A1 Fresenius® revelou uma fraca expressão do antígeno A na hemácia do doador, o doador possuía o fenótipo secretor Le(a-b+), sendo assim o teste de inibição de antígenos ABH na saliva foi realizado evidenciando também a presença do antígeno solúvel A nas secreções e a ausência dos antígenos B e H. A genotipagem para os genes ABO e H foi realizada pelo método de sequenciamento apresentando os seguintes resultados ABO*A1.01/A1.01 e FUT1*02.W.01 respectivamente, confirmando se tratar de um doador raro Ah (para-bombay).

Conclusão

Em casos de discrepâncias ABO, a utilização de técnicas sorológicas complementares é importante para elucidação dos caso e liberação da tipagem corretamente.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas