Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S22-S23 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S22-S23 (October 2022)
Open Access
ANEMIA HEMOLÍTICA IMUNE INDUZIDA POR CEFTRIAXONA: RELATO DE CASO
Visits
800
TC Oliveira, LD Santos, MG Aravechia, I Gomes, BP Blanco, TB Sampaio, JDA Carneiro, CB Bub, JM Kutner
Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Relatar um caso raro de anemia hemolítica imune grave induzida por ceftriaxona, medicação amplamente utilizada na prática médica.

Material e métodos

Trata-se de um trabalho descritivo em que foram utilizados dados clínicos de prontuário médico disponível no hospital de atendimento terciário e do laboratório de imuno-hematologia de referência.

Resultados

Paciente, 14 anos, sexo masculino, portador de Epilepsia e Síndrome de West, foi admitido no hospital com quadro clínico de broncopneumonia. Iniciado o uso de ceftriaxona sendo que após 6 dias, o paciente apresentou piora do estado geral, hipotensão arterial, pulsos filiformes e taquicardia. Nos exames laboratoriais foi identificado queda acentuada da Hemoglobina (Hb) 3,3g/dL (Hb:14,0 na admissão), Ureia 83 mg/dL, Creatinina 2,02 mg/dL (basal 0,55), desidrogenase láctica (LDH) > 2.500 U/L (NL ≤ 270), Haptoglobina < 10 mg/dL, reticulócitos 1,33% (NL 0,6-1,8%) e presença de hemoglobinúria no exame de urina. Ceftriaxona foi descontinuada, introduzido meropenem, vancomicina e transfusão total de 4 concentrados de hemácias (CH). Iniciado pulsoterapia com metilprednisolona e terapia de substituição renal. Esferócitos e hemácias em rouleax foram identificadas em sangue periférico. Levantada hipótese de anemia hemolítica imune induzida por droga (AHIID) secundária a ceftriaxona. O teste da antiglobulina direto (TAD) era positivo para Imunoglobulina (Ig)M 1+ e Complemento (C3de C3c 3+). O teste para detecção do anticorpo anti-ceftriaxona pelo método de adição do fármaco ao soro (formação de imunocomplexo) demonstrou após a incubação do soro do paciente+droga+ hemácia tipo O, positividade de 4+ em Liss e 2+ em tubo. Após descontinuação da ceftriaxona e suporte transfusional, hemoglobina estabilizou em torno de 10 g/dL e houve resolução das provas de hemólise. No entanto, a despeito de todas as medidas terapêuticas instituídas, o paciente não apresentou recuperação da função renal, sendo aplicadas medidas de suporte paliativo.

Discussão

AHIID é uma causa incomum de anemia hemolítica. A incidência estimada é de um caso por milhão na população. É predominantemente causada por antimicrobianos (Penicilina e Cefalosporinas), anti-inflamatórios e anti-neoplásicos. Geralmente, caracterizada por uma queda acentuada da hemoglobina, alta taxa de falência de órgãos, e uma mortalidade de pelo menos 30%. Nas crianças o quadro clínico costuma ser mais severo e agudo em comparação aos adultos. Ceftriaxona é uma cefalosporina de 3a geração é a 2a medicação mais associada com AHIID. Na AHIID há dois tipos de anticorpos (Ac): independentes ou dependentes da droga. Neste caso é um Ac dependente e a hemólise ocorre pelo mecanismo do complexo imune. A droga e o Ac (IgG ou IgM) formam complexos imunes que são adsorvidos pela hemácia e ativam o sistema complemento, promovendo hemólise intravascular e lesão renal aguda. É relevante o monitoramento do TAD, que costuma ser positivo para complemento em 100% dos casos e para IgG em 47% dos casos.

Conclusão

Nosso caso demonstrou uma anemia hemolítica imune grave induzida por ceftriaxona, uma situação rara, mas potencialmente fatal com um antibiótico amplamente utilizado na prática clínica. Em casos de hemólise de etiologia desconhecida é importante aventar a possibilidade de ser AHIID e as medicações do paciente devem ser checadas de forma cuidadosa. Se alguma droga for suspeita, deve ser suspendida imediatamente para evitar complicações graves e potencialmente fatais.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools