Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S661 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S661 (October 2022)
COVID-19 - HEMOTERAPIA
Open Access
A ATUAÇÃO DO(A) ASSISTENTES SOCIAL NO SETOR DE CAPTAÇÃO E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA FUNDAÇÃO CENTRO DE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA DO PARÁ
Visits
370
APR Gomesa, JF Fariasb
a Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
b Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Belém, PA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

O presente estudo tem por objetivo analisar a atuação do serviço social na Fundação Hemopa com ênfase na captação de doadores, considerando os efeitos da pandemia. Os quais atingem a população usuária do sistema único de saúde. Sendo assim, o debate a respeito da captação tem por finalidade a busca de elementos que interferem no progresso deste trabalho principalmente no cenário pandêmico e o estabelecimento de estratégias que possam vir a restabelecer os bancos de sangue.

Objetivo

Analisar e compreender o trabalho do Serviço Social na efetivação da política do sangue no hemocentro, durante a pandemia do COVID-19, os mitos acerca da doação, existindo a necessidade de esclarecê-las.

Metodologia

O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, optou-se neste projeto pela análise de caráter qualitativo, além de mapear o processo histórico que culminou na construção da prática profissional e onde os mesmos estão situados. visando conferir maior clareza e objetividade ao texto.baseou-se na análise bibliográfica e na vivência em campo de estágio.

Resultado

Com base nos levantamentos realizados entre 2019 e o presente momento, constatou-se que os fatores que levam os doadores a não comparecer ao hemocentro são iguais: O período do inverno amazônico, a crescente onda de viroses e o excesso de feriados No entanto, um dos fatores que mais persistem é o da desinformação. Durante a pandemia, essa problemática se intensificou.

Discussão

Nesse âmbito, fez -se necessário se reinventar para que as doações continuassem durante o COVID-19. Buscou-se intensificar as campanhas estratégicas tanto internas quanto externas a fim de captar novos doadores, foram feitas 50 campanhas internas durante o bandeiramento, dando oportunidade aos que não conseguem chegar até a Sede do Hemopa. A Caravana Solidária,no qual se tinha um micro-ônibus que ia buscar os doadores em suas residências, foi uma das estratégias durante a pandemia para que os doadores não deixassem de vir, assim como as doações agendadas. A educação em saúde é outro ponto que faz se imprescindível, pois, muitas vezes o candidato vai doar sem o conhecimento da finalidade real da doação. A importância e o funcionamento do ciclo do sangue.

Conclusão

A pandemia de COVID-19 é uma das maiores crises virais que se tem conhecimento em gerações. Consigo trouxe uma série de alterações no cotidiano acompanhadas de sequelas que impactaram na realidade social tanto físicas quanto psicológicas que comprometeram um doador em potencial. Uma vez que, mesmo com todas as problemáticas supracitadas, as cirurgias, transfusões e pacientes hematológicos não esperam. Então precisa-se manter o estoque diariamente, um trabalho contínuo que também cabe conscientizar a população de que a doação é um ato de cidadania. Deste modo, foi possível observar neste trabalho, a instrumentalidade utilizada pelo serviço social de mediar novos caminhos para realizar a manutenção de estoque, os impactos significativos que impedem que o hemocentro tenha estabilidade e medidas que visam não só restabelecer contato como fidelizar estes doadores.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools