HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA leucemia linfoblástica aguda de células T (LLA-T) com fenótipo Early T-Cell Precursor (ETP-ALL) é um subtipo de alto risco, caracterizado por resistência à quimioterapia convencional, prognóstico desfavorável e expressão frequente de marcadores mielóides. Essas características conferem grande complexidade ao manejo clínico e tornam seu tratamento desafiador.
Descrição do casoPaciente masculino, 61 anos, interna por quadro de pneumonia viral por Covid-19, sendo evidenciado Hb 6,5 com reticulócitos baixos e DHL discretamente aumentado, sem alterações de série branca e com 250 mil plaquetas. Realizada biópsia de medula óssea que mostrou-se hipercelular e com 50,8% de blastos. O estudo imunofenotípico mostrou positividade para CD2, cyCD3, CD7, CD11b, CD13, CD34, CD38, CD117 e HLA-DR, compatível com LLA-T ETP. O painel por sequenciamento de nova geração (NGS) identificou variantes patogênicas em RUNX1 e FLT3. Iniciado, então, tratamento com o protocolo Hyper- CVAD associado a Venetoclax (dose de 400 mg/dia ajustada conforme uso de triazólico profilático pelo período de 14 dias), com o paciente atingindo DRM negativa logo após o primeiro ciclo. O uso de Venetoclax não resultou em aumento de toxicidade hematológica nem esteve associado à ocorrência de infecção grave. Foram realizados mais três ciclos do protocolo, sendo o último sem Venetoclax, e um total de 9 aplicações de quimioterapia intratecal, sendo então submetido a um TCTH alogênico de doador não aparentado 10x10, com condicionamento envolvendo Fludarabina, Melfalano e ATG. Teve enxertia neutrofílica no D+12 e plaquetária no D+14, apresentando apenas neutropenia febril e GVHD agudo cutâneo grau 2 durante a internação do transplante.
ConclusãoO caso apresentado é notável pela rapidez e profundidade da resposta do paciente ao tratamento com Venetoclax. Seu uso se baseia na alta expressão da proteína antiapoptótica BCL-2 nas células precursoras iniciais desta leucemia, com estudos pré-clínicos e relatos de casos mostrando sucesso na sua utilização. A remissão completa e a negativação da DRM foram fundamentais para o sucesso do TCTH alogênico neste paciente. A LLA-T ETP é conhecida por sua quimiorresistência e prognóstico reservado. O Venetoclax, um inibidor seletivo da proteína antiapoptótica BCL-2, desponta como uma nova e promissora abordagem terapêutica, ressaltando a importância das terapias-alvo como alternativa à quimioterapia convencional e como estratégia potencial para modificar a história natural de leucemias de alto risco.




