Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 3429
Acesso de texto completo
SARCOMA GRANULOCÍTICO RETROPERITONIAL CAUSANDO SÍNDROME COLESTÁTICA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DE LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA – RELATO DE CASO E BREVE REVISÃO LITERÁRIA
Visitas
24
FGdL Filho, AEFR Freitas, LFB Siebra, MCdN Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

As manifestações extramedulares (EM) da leucemia aguda incluem uma ampla variedade de fenômenos clinicamente raros e significativos que frequentemente representam dilemas terapêuticos. O sarcoma granulocítico (SG) é um tumor extra medular de células precursoras granulocíticas imaturas, descritas pela primeira vez em 1811. Apresenta-se como uma massa nodular sólida em qualquer órgão, acometendo mais frequentemente linfonodos, pele, ossos e periósteo e, para seu diagnóstico definitivo, é necessário o exame histopatológico. Relatamos um caso de uma paciente com essa patologia, assim como seu diagnóstico e tratamento.

Descrição do caso

Este relato traz o caso de um paciente homem, 29 anos, sem comorbidades prévias, em março de 2024 iniciou quadro de de icterícia percebida em olhos, de forma progressiva para pele e mucosas após uma semana, não flutuante, associada a quadro de prurido em que procurou auxílio médico e durante investigação diagnóstica com apresentou exames laboratoriais: hemoglobina 13,8; leucócitos 5030; plaquetas 325.000; bilirrubina total 12,8 com fração direta 9,3; TGO 295; TGP 572; gama-GT 724 | fosfatase alcalina 1516; albumina 4,5; amilase 803 e tomografia computadorizada apresentando formação expansiva sólida em cabeça de cabeça e processo uncinado de pâncreas medindo aproximadamente 6,9 x 6,0 cm nos maiores eixos axiais, sem plano de clivagem com invasão para vasos mesentéricos e porções do duodeno, sendo encaminhado para o serviço de cirurgia oncológica para investigação. Em maio de 2024 o paciente inicia quadro de astenia, perda ponderal, dispneia aos mínimos esforços e petéquias em tronco e membros inferiores, sendo internado e apresentando os seguintes exames admissionais: hemoglobina 6,2; leucócitos 33790 com 35% de blastos; plaquetas 6.000; bilirrubina total 26,48 com fração direta 18,01. Realizado imunofenotipagem de sangue periférico que identificou 16,3% de blastos mieloides, com expressão CD14, CD 33, CD 34, CD 45, CD 117, CD 123 e cariótipo 6XY, del(9)q(22), t(11;17)(q13;q21), com PML RARA negativo, sendo diagnosticada Leucemia Mieloide Aguda Monocítica. Imunohistoquímica de lesão retroperitoneal confirmou Sarcoma Granulocítico, e foi inciada quimioterapia com esquema citarabina e daunorubicina (esquema 3+7), em que o paciente evoluiu com choque séptico por colangite, com necessidade de drenagem aberta de via biliar, com melhora do quadro infeccioso. Apresentou resposta parcial ao esquema 3+7, sendo feito quimioterapia de 2ª linha com mitoxantrona, etoposide e citarabina, com resposta medular. Paciente seguiu tratamento com Venetoclax e Azicitidina, com Doença Residual Mínima negativa desde junho de 2024, em acompanhamento ambulatorial no serviço de referência. Apresenta resolução completa do quadro de icterícia e pequena massa retroperitoneal em que nova biópsia revelou tecido fibrótico, sem repercussão clínica.

Conclusão

Em conclusão, SG retroperitoneal com envolvimento medular é uma entidade clínica rara. Seu diagnóstico é difícil, visto que é necessária sua suspeição clínica e um bom serviço de patologia. Terapias locais, como ressecção cirúrgica e radiação são geralmente inadequados e, quimioterapia sistêmica é o tratamento recomendado em todos os casos.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas