HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosApós o diagnóstico de câncer no sangue, pacientes e familiares enfrentam diversas rupturas e mudanças. Uma das rupturas é na esfera do trabalho. Há perda de alguns alicerces e dores multidimensionais como: emocional, financeira e social. Diante disso, surgem estratégias de suporte para as pessoas afetadas, como o projeto Vida & Carreira, com a promoção de um novo olhar para vida e carreira, desenvolvendo potencialidades para projetos, trabalhos e atuações no mercado.
ObjetivosTrazer informações da implementação do projeto vida&carreira e seu alcance para pacientes com câncer no sangue e familiares.
Material e métodosEstudo descritivo quanto à implementação e alcance do projeto nas 3 (três) edições realizadas entre o período de abril de 2024 à maio de 2025. O projeto contou com especialistas na área, como a psicóloga da instituição de apoio a pacientes com câncer no sangue, duas facilitadoras (fundadora de uma rede que inspira mulheres com câncer a reinserção no mercado de trabalho e uma psicóloga na área organizacional), convidados para acolhimento e orientação jurídica. A divulgação foi realizada pelas redes sociais da associação e entre pacientes. A partir do e-mail de inscrição era enviado um formulário para levantar o perfil, interesse e confirmar a participação de acordo com o limite de vagas, até 12 pessoas por edição. Foram planejadas duas edições por ano, cada edição com 8 encontros online, sendo dois por semana no período noturno, com duração de duas horas cada, totalizando 16 horas, com quatro módulos de conteúdos de acolhimento, autoconhecimento, ferramentas e estratégias para o cenário do mercado de trabalho. Em cada edição era encaminhado um formulário de monitoramento de partida e chegada do projeto para avaliar o desempenho e necessidade de intervenção; certificados e questionário de avaliação de reação. Para compartilhar oportunidades de cursos, vagas e manter interação, foi disponibilizado um grupo de whatsapp para todos os participantes.
ResultadosO projeto teve a inscrição de 42 pessoas, entre pacientes e familiares. Entretanto, nas três edições realizadas neste período, houve a participação de 16 pacientes. Os demais inscritos não seguiram com o projeto devido ao tratamento, rotina e horários dos encontros. O perfil dos participantes: 65% em condição de desemprego, com diagnóstico de 31% Leucemia Mieloide Crônica (LMC); 25% Linfoma de Hodgkin (LH); 13% Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e Mieloma Múltiplo (MM); sendo 81% do sexo feminino, com prevalência de 41% da região sudeste, seguido de 23% região sul do Brasil; 37% graduados e pós graduados; 50% com faixa etária entre 30-35 anos e 6% entre 18-25 anos e 60-65 anos. Com o monitoramento de partida e chegada observou-se que 80% dos participantes sentem-se mais confiantes e preparados para os desafios e oportunidades de trabalho após o impacto do câncer.
Discussão e conclusãoObservou-se que participação de um grupo menor de participantes promoveu mais interação e aproveitamento. Entretanto, os fatores de não adesão foram considerados para adotar estratégias de divulgação e planejamento das próximas edições. O projeto Vida&Carreira foi um significativo recurso de saúde, qualidade de vida e bem-estar. Promoveu inclusão e reintegração das pessoas afetadas pelo câncer no sangue. Inspirou e conectou pessoas de diversas faixas etárias e contextos de vida ao autoconhecimento, colaborando com o desenvolvimento profissional. Esta iniciativa mudou perspectivas e explorou oportunidades para ressignificação da vida e da carreira.




