HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosO futebol, paixão nacional no Brasil, tem sido o foco de campanhas de doação de sangue promovidas pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos de Goiás – Rede Hemo. O projeto “Doe Sangue e Marque um Gol pela Vida”, lançado em 27 de junho de 2023, no Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz - HEMOGO, tem mobilizado milhares de pessoas em todo o estado. A iniciativa conta com o apoio da Federação Goiana de Futebol, de clubes como Goiás, Vila Nova, Atlético Goianiense, Goiânia, Aparecidense, CRAC de Catalão, Anápolis e Iporá, além da imprensa esportiva goiana.
ObjetivosO projeto tem como objetivo incentivar a doação de sangue entre torcedores e jogadores dos times goianos que disputam o Campeonato Brasileiro (Séries A à D) e o Campeonato Goiano de Futebol, visando fortalecer a captação de sangue no estado de Goiás e ampliar o engajamento social nas ações da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos.
Material e métodosAs ações ocorrem nos dias de jogos, com distribuição de panfletos informativos e exibição de faixas com mensagens de incentivo a doação de sangue, onde colaboradores e representantes do Hemocentro percorrem o gramado dos estádios antes e durante os intervalos das partidas, promovendo o gesto solidário da doação de sangue. As atividades contam ainda com a presença do mascote institucional, o “Hemoguinho”, uma representação lúdica de uma bolsa de sangue, criada para gerar engajamento e aumentar a visibilidade da campanha. Além da faixa, a conscientização sobre doação de sangue ocorre também na transmissão dos jogos televisionados e nos demais canais de mídia da imprensa local, e no telão dos estádios de futebol.
ResultadosEm 2024, o projeto esteve presente em todas as rodadas do Campeonato Goiano, impactando milhares de torcedores e jogadores dos 12 clubes participantes, tanto em estádios da capital como no interior. Na final do campeonato, com um público de 12.089 pessoas, houve ampla interação entre a equipe da Rede Hemo e os torcedores, com destaque para a participação de “Hemoguinho” e a exibição da faixa da campanha no estádio com os dizeres "DOE SANGUE E MARQUE UM GOL PELA VIDA", além da conscientização sobre doação de sangue durante os jogos na imprensa e no telão dos estádios de futebol. Em 2025, o projeto esteve presente em 11 jogos, participando em todas as rodadas do Goianão. As ações foram realizadas em estádios localizados em Goiânia, Goiatuba, Anápolis, Inhumas, Goianésia, Jataí, Catalão, Aparecida de Goiânia e Ouvidor de Goiás. Ao todo, foram percorridos 2.573 quilômetros (ida e volta), com ponto de partida no Hemocentro Coordenador. A final do campeonato, realizada no Estádio Serra Dourada, contou com público de 38.412 torcedores impactados pela campanha.
Discussão e conclusãoO projeto tem se mostrado fundamental para ampliar o número de doadores voluntários em Goiás, fortalecendo o serviço público de hemoterapia no estado. A união das torcidas em torno dessa causa representa um gesto de solidariedade e amor ao próximo. A campanha tem contribuído significativamente para a formação da cultura de ser doador de sangue, alcançando milhares de pessoas e incentivando muitas delas a realizarem sua primeira doação. O alcance da mensagem de incentivo a doação de sangue são inestimáveis considerando a soma de público de todos os jogos em que o projeto esteve presente, a divulgação em televisão, rádios, demais mídias sociais, em parcerias com os clubes de futebol e imprensa local.




