Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 1380
Acesso de texto completo
PERFIL DOS PACIENTES HEMATOLÓGICOS EM USO DE BISFOSFONATOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO
Visitas
20
JF Tagliabue, LDB Alves, HS Antunes
Instituto Nacional de Câncer (Inca), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Os bisfosfonatos são usados no tratamento de condições ósseas como metástases ósseas de tumores sólidos e mieloma múltiplo. Podem causar osteonecrose dos maxilares, efeito adverso incomum que prejudica a qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos

Descrever o perfil epidemiológico e odontológico dos pacientes hematológicos em um hospital público, atendidos na Seção de Odontologia no período de 2018 a 2022.

Material e métodos

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo. Foram incluídos pacientes hematológicos com prescrição de ácido zoledrônico ou pamidronato dissódico a partir de 2018, com pelo menos três doses consecutivas administradas. Os dados de interesse foram obtidos através de análise dos prontuários e das radiografias panorâmicas armazenadas no arquivo da Seção. Os dados foram coletados nos momentos pré, durante e após uso de bisfosfonatos e os resultados foram obtidos através de uma análise descritiva das variáveis.

Resultados

Oitenta e cinco pacientes compuseram a população do estudo, com maioria do sexo masculino (56,5%), idade acima de 50 anos (41,7%) e diagnóstico de mieloma múltiplo (97,6%). O pamidronato dissódico isolado foi o principal bisfosfonato prescrito (37,0%), com dose mensal de 90 mg (94,7%), e mediana de 8 (8-2) doses. A maior frequência de consultas de primeira vez na Seção de Odontologia foi antes dos pacientes iniciarem o bisfosfonato (48,1%), com o principal objetivo de preparo odontológico. A maioria dos pacientes compareceu à Seção tanto antes quanto durante o uso da medicação, entretanto, a mediana de consultas após o término foi maior, com 5,03 (1-18) consultas, revelando maior necessidade de acompanhamento e intervenção odontológica neste momento. A maioria dos pacientes era dentado e usuário de próteses dentárias, com a higiene oral satisfatória. A mobilidade dentária apresentou elevada frequência no momento pré-bisfosfonato (60,9%), enquanto gengivite, cárie, fratura dentária e resto radicular foram pouco observados nos demais momentos de avaliação. Houve uma maior demanda por exodontias no momento pré- bisfosfonato (45,8%), enquanto raspagem periodontal foi mais frequente no período durante (51,3%). No pós-bisfosfonato, destacaram-se a raspagem e restaurações, ambas sendo realizadas em 37,5% dos pacientes. Os achados radiográficos mais frequentes foram imagem sugestiva de lesão periapical e rarefação óssea, em todos os momentos de avaliação. Dois casos de osteonecrose induzida por medicamentos foram diagnosticados, ambos em mandíbula, equivalendo a uma incidência de 1,85%.

Discussão e conclusão

Um tratamento odontológico preventivo e focado no cuidado oral é elemento chave para reduzir a incidência da osteonecrose relacionada a medicamentos. Profissionais da saúde devem reconhecer a importância do atendimento odontológico coordenado e do gerenciamento desta antes de iniciar as medicações. Assim, torna-se essencial a ação conjunta da equipe de saúde de forma multidisciplinar e integrada, para incorporação de um cuidado completo com os pacientes. Os dados evidenciam um cenário com elevada frequência de dentes com mobilidade e de altas demandas por tratamento odontológico invasivo antes de iniciar a terapia com bisfosfonatos. Destaca-se ainda a importância do follow-up durante e após o uso destas medicações, ratificado pela maior demanda por procedimentos de adequação oral durante esses momentos.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas