Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1801
Acesso de texto completo
O PROGRAMA DE NAVEGAÇÃO COMO FERRAMENTA DE COORDENAÇÃO DO CUIDADO PARA PACIENTES ONCO-HEMATOLÓGICOS E DE TMO
Visitas
26
FG Valente, STA Accioly, MVCR Gonçalves, ALA Santos, LO Neves
Hospital Santa Izabel, Salvador, BA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A navegação de pacientes por enfermeiros é um diferencial crucial em serviços de oncologia no Brasil, trazendo benefícios significativos ao longo de toda a jornada do paciente. Em um hospital de alta complexidade, um programa de navegação foi criado especificamente para pacientes onco-hematológicos e de TMO. O programa foi idealizado para otimizar a experiência do paciente, a partir do mapeamento detalhado de sua jornada, desde o diagnóstico até a alta após a conclusão do tratamento. A coordenação do cuidado, uma das principais frentes do programa, oferece suporte contínuo, ajudando os pacientes no manejo de toxicidades entre os ciclos de quimioterapia, imunoterapia e tratamentos com biespecíficos. Essa abordagem proativa possibilita a identificação e o manejo precoce de toxicidades, em especial as graves, como a síndrome de liberação de citocinas e a encefalopatia, que são frequentemente associadas aos biespecíficos.

Objetivos

O estudo tem como objetivo avaliar a coordenação do cuidado realizada remotamente por enfermeiros navegadores para pacientes em tratamento quimioterápico, imunoterapia e biespecíficos. O foco principal é a melhoria contínua da assistência, visando assegurar uma jornada de tratamento mais segura. Isso inclui a redução de internações, maior adesão aos tratamentos e a garantia de um manejo domiciliar mais eficaz e proativo.

Material e métodos

Este é um estudo observacional e descritivo que avalia a coordenação do cuidado realizada por um programa de navegação. O programa, implementado em um hospital de alta complexidade, é destinado a pacientes onco-hematológicos em tratamento com quimioterapia, imunoterapia e biespecíficos.

Resultados

A implementação do programa de navegação obteve um grande sucesso, destacando-se o manejo remoto de toxicidades. Essa abordagem mostrou-se extremamente eficaz, resultando em uma redução significativa de internações, com suporte domiciliar em 97% dos casos. Além disso, o programa proporcionou uma melhor experiência geral para os pacientes, o que fortalece a garantia do cuidado prestado.

Conclusão

A coordenação do cuidado no programa de navegação demonstrou ser um diferencial significativo para a qualidade assistencial. Ele não apenas torna a jornada do paciente mais segura, mas também permite identificar sintomas críticos precocemente após a medicação e implementar estratégias eficazes para garantir o autocuidado e o letramento em saúde do paciente em tratamento da melhor forma. Os desafios futuros incluem a melhoria das métricas de avaliação e monitoramento do programa para mensurar seu impacto na sustentabilidade da saúde suplementar, pois com uma coordenação de cuidados adequada reduzimos custos com possíveis internação para controle de sintomas que é possível ser manejado em domicílio.

Texto Completo

Referências:

Pautasso FF, Lobo TC, Flores CD, Caregnato RCA. Nurse Navigator: development of a program for Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3275.

Guy DG, Uy GL. Bispecific Antibodies for the Treatment of Acute Myeloid Leukemia. Curr Hematol Malig Rep. 2018;13(6):417-425.

Sun Y, et al. Bispecific antibodies in cancer therapy: Target selection and regulatory requirements. Acta Pharm Sin B. 2023;13(9):3583-3597.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas