Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 523
Acesso de texto completo
MOTIVAÇÕES, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA: ESTUDO TRANSVERSAL EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Visitas
22
VM Irineu, ER Cassemiro
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Tatui, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A doação de sangue é vital para estoques e suporte transfusional. Apesar de sua relevância, a taxa de doadores no Brasil é insuficiente. Estudantes universitários, especialmente os de Medicina, são um grupo com alto potencial, por serem jovens, saudáveis e futuros multiplicadores de boas práticas em saúde. Compreender fatores de adesão pode subsidiar estratégias efetivas de captação e fidelização.

Objetivos

Identificar motivadores, barreiras, nível de conhecimento e estratégias de promoção da doação de sangue entre estudantes de Medicina de uma universidade brasileira.

Material e métodos

Estudo transversal, quantitativo, realizado entre abril e maio de 2025 com 162 estudantes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Aplicou-se questionário online estruturado, abordando sociodemografia, histórico de doação, conhecimentos e formas de divulgação eficazes. Análise no software R, com estatísticas descritivas e testes de associação (p < 0,05).

Resultados

A maioria dos participantes era feminina (71%) e tinha entre 18 e 22 anos. Apenas 25,9% já haviam doado sangue. O principal motivador foi o altruísmo (90,5%), seguido de influência familiar/amigos (26,2%) e conhecimento de necessitado (19%). Entre os 120 não doadores (74,1%), 81,7% demonstraram desejo de doar futuramente, evidenciando alto potencial. Barreiras principais: não atender critérios clínicos (40%), desconhecimento de locais (26,7%), medo de agulhas/sangue (19,2%) e falta de tempo (15%). Doadores apresentaram mais respostas corretas sobre aspectos técnicos (tempo estimado do procedimento p < 0,001; ausência de jejum p < 0,001; contraindicação temporária em gestantes p = 0,0295; hipertensão p = 0,0089). Estratégias de estímulo mais valorizadas: coleta móvel no campus (72,2%), recompensas acadêmicas (75,3%) e trotes solidários (59,9%). Meios de divulgação preferenciais: Instagram (82,7%), grupos de WhatsApp (59,9%), palestras presenciais (48,8%) e e-mail institucional (41,4%).

Discussão e conclusão

A doação de sangue entre estudantes de Medicina é influenciada por fatores técnicos, emocionais e de acessibilidade. A alta intenção de doação futura (mais de 80%) revela potencial inexplorado. Isso reforça a necessidade de ações educativas no ambiente universitário, aliadas a estratégias práticas como coleta itinerante no campus e reconhecimento institucional. O uso de mídias digitais, como redes sociais, é um recurso estratégico eficaz para ampliar divulgação, sensibilizar e promover fidelização.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas