Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 1283
Acesso de texto completo
MIELOMA MÚLTIPLO GÁSTRICO: RELATO DE CASO
Visitas
44
IS Britoa, CDd Santosb, C Galatib, P Gamaa,b
a Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, Campinas, SP, Brasil
b Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A neoplasia maligna das células plasmáticas correlacionada a proliferação intramedular de células plasmáticas monoclonais é intitulada Mieloma Múltiplo (MM). O MM extramedular é a identificação de células do MM em localização afastada da medula óssea (MO) ou tecidos que circundam. O acometimento do trato gastrointestinal (TGI) é raro, presente em menos de 1% dos casos.1,2

Descrição do caso

Homem, 54 anos, com perda ponderal, náuseas e anemia há um ano. Ao exame, presença de nodulação em membro inferior direito. Inicialmente, ultrassonografia e tomografia abdominal apresentaram espessamento difuso da parede gástrica. Realizada endoscopia digestiva alta (EDA) que evidenciou linite plástica e adenomegalia peritoneal. A biópsia gástrica revelou perfil imuno-histoquímico compatível com linfoma da zona marginal extranodal do tecido linfóide associado à mucosa, com diferenciação plasmocítica, em mucosa gástrica de padrão antral. Além disso, biópsia de MO sem evidência de neoplasia. O exame de tomografia por emissão de pósitrons com tomografia computadorizada demonstrou hipermetabolismo discreto na parede gástrica (SUV 4,0) e em nódulo no gastrocnêmio direito (SUV 3,6). Em nova EDA com biópsia, evidenciado lesão infiltrativa em toda câmara gástrica no fundo, corpo e no antro. A biópsia demonstrou dados consistentes com neoplasia de células plasmáticas com restrição de cadeia KAPPA infiltrando lâmina própria da mucosa gástrica. Ainda, a eletroforese de proteínas séricas evidenciou pico monoclonal em gama. Neste momento, empregada terapia com ciclofosfamida, dexametasona e doxorrubicina. Em revisão de lâmina, o estudo apoiou o diagnóstico de infiltração da mucosa gástrica por neoplasia de plasmócitos, com restrição de cadeia leve KAPPA e expressão de IgG, desfavorecendo o diagnóstico de linfoma MALT. Instituído protocolo VCd (bortezomibe, ciclofosfamida e dexametasona), com remissão clínica, ganho ponderal e resolução das lesões. Realizado transplante autólogo de MO com condicionamento regime MEL200. Atualmente, paciente em remissão completa, em uso de lenalidomida como terapia de manutenção.

Conclusão

A incidência de MM no TGI é rara e quando ocorre, o estômago não é o órgão mais acometido. A realização de biópsia e outros exames são imprescindíveis ao diagnóstico e à implementação da terapia adequada, uma vez que a lesão se assemelha a outros tumores de acometimento gástrico tais como GIST, tumores neuroendocrinos e linfoma.2,3 O acometimento do TGI por MM exige investigação minuciosa e abordagem multidisciplinar para diagnóstico precoce e terapêutica adequada.

Texto Completo

Referências:

  • 1.

    Comba IY, Torres Luna NE, Cooper C, Crespo MW, Carilli A. A rare case of extramedullary plasmacytoma presenting as massive upper gastrointestinal bleeding. Cureus. 2019 Jan 31;11(1):e3993. doi:10.7759/cureus.3993. PMID: 30972272; PMCID: PMC6443515.

  • 2.

    Martí-Gelonch L, Asensio-Gallego JI, Eizaguirre-Letamendia E, Murgoitio-Lazkano FJ, Arana-Iñiguez Í, Enríquez-Navascués JM. Diagnóstico inesperado en paciente con sospecha de GIST: infiltración gástrica por mieloma múltiple. Cir Cir. 2020;88 Suppl 2:90-3. doi:10.24875/CIRU.20000566. PMID: 33284264.

  • 3.

    Salar A. Gastric MALT lymphoma and Helicobacter pylori. Med Clin (Barc). 2019 Jan 18;152(2):65-71. doi:10.1016/j.medcli.2018.09.006. PMID: 30424932.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas