Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 1024
Acesso de texto completo
LEAN HEALTHCARE NO SETOR DE PROCESSAMENTO: ABORDAGEM ESTRUTURADA PARA REDESENHO DE PROCESSOS E MELHORIA CONTÍNUA NA HEMORREDE
Visitas
31
ANCP Roscani, KCSZ Cerri, ALS Ormenese, JGG Lima, FP Bíscaro, M Addas-Carvalho
Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas (Hemocentro UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Na hemoterapia, o setor de Processamento e Distribuição tem papel estratégico na transformação do sangue total em hemocomponentes seguros e rastreáveis. A eficiência deste setor impacta diretamente a estabilidade de estoques, a alocação racional dos produtos e a segurança transfusional. Em 2025, diante de uma crise na manutenção dos estoques críticos, o Hemocentro Regional adotou o Lean Healthcare como base metodológica para repensar seus processos e eliminar falhas operacionais. A aplicação estruturada do pensamento enxuto permite analisar, redesenhar e padronizar os fluxos com foco em valor e melhoria contínua.

Objetivos

Utilizar a abordagem Lean para promover o redesenho e padronização dos processos de distribuição de hemocomponentes, por meio da análise sistêmica dos fluxos, da eliminação de desperdícios e da implantação de práticas sustentáveis de melhoria contínua.

Material e métodos

O projeto seguiu o modelo A3 de resolução de problemas. Foram mapeados os fluxos de informação entre a distribuição e as agências transfusionais (ATs), identificando gargalos, retrabalho e comunicação não rastreável. Com base na análise de causa-raiz, foram definidas contramedidas aplicadas em fases: Fase 1: Implantação de formulário eletrônico de caracterização das ATs, para coleta de informações assistenciais e de consumo. Fase 2: Implantação de sistema de requisição pela internet de hemocomponentes, substituindo os pedidos telefônicos e promovendo rastreabilidade e padronização. As ações são acompanhadas por treinamentos pela internet, materiais de apoio (descritivo e vídeos) e reuniões de acompanhamento. As decisões de produção começam a ser alinhadas ao modelo puxado de produção, com base em dados reais e contextualizados.

Resultados

O uso das ferramentas Lean possibilita organizar os fluxos, eliminar desperdícios e apoiar a construção de um sistema mais responsivo à demanda real das ATs. A melhoria da comunicação e o uso de dados atualizados favorecem o início da lógica de produção puxada. Espera-se alcançar maior eficiência, rastreabilidade e estabilidade nos estoques.

Discussão

A aplicação do Lean Healthcare ultrapassa a adoção pontual de ferramentas. No contexto do processamento hemoterápico, permite um olhar ampliado sobre os fluxos que conectam coleta, produção, distribuição, consumo e tomada de decisão. A análise de valor e a abordagem centrada no cliente (neste caso, as ATs e os pacientes) foram fundamentais para redefinir prioridades, reduzir desperdícios ocultos e aumentar a previsibilidade do sistema. O engajamento das equipes técnicas e assistenciais, aliado à construção colaborativa de soluções, demonstrou que o Lean pode ser implementado em serviços públicos de saúde, promovendo cultura de melhoria contínua com resultados sustentáveis.

Conclusão

O Lean Healthcare mostrou-se eficaz como estratégia de transformação no setor de Processamento e Distribuição. Ao proporcionar uma visão sistêmica e centrada no valor, promoveu não apenas mudanças operacionais, mas também o engajamento das equipes envolvidas e a consolidação de uma cultura de melhoria contínua. A experiência reforça a aplicabilidade do pensamento Lean em Serviços de Hemoterapia como ferramenta de gestão, inovação e sustentabilidade.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas