Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2397
Acesso de texto completo
IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NAS TRATATIVAS DAS NÃO CONFORMIDADES DOS PROCESSOS DE ENFERMAGEM DE UMA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL
Visitas
25
ACCS Ramos, ERG da Silva, NAA de Paiva, RBC Silva
Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros/Universidade de Pernambuco (CISAM/UPE), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A qualidade é um termo que consiste na conformidade dos produtos ou serviços às necessidades dos usuários. Todavia, a atuação dos profissionais de saúde nos variados serviços ainda apresenta falhas ou falta de planejamento, o que tem culminado em inconsistências na continuidade e na efetividade da assistência prestada. Portanto, a gestão da qualidade em Agências Transfusionais (AT) busca garantir a segurança e a eficácia dos serviços de hemoterapia, diminuindo os riscos e estimulando a melhoria contínua dos processos.

Objetivos

Este estudo visou implementar a gestão da qualidade nos processos de enfermagem de uma AT, utilizando o ciclo PDCA (do inglês: PLAN-DO-CHECK-ACT ou Adjust) como instrumento para a identificação e correção das não conformidades.

Material e métodos

Trata-se de um estudo com abordagem descritiva, de natureza qualitativa. Realizado na AT do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) no município de Recife, Pernambuco. A coleta de dados foi realizada por meio da análise dos Protocolos Operacionais Padrões (POP's) da unidade. Primeiramente, ocorreu o mapeamento dos processos de trabalho, identificando etapas críticas e potenciais pontos de não conformidade e posteriormente, foi aplicado o ciclo PDCA para o planejamento, execução, verificação e ação corretiva dos processos mapeados.

Resultados

Foram realizadas a elaboração e aplicação estruturada do ciclo PDCA para o gerenciamento de não conformidades no contexto dos processos de enfermagem. A partir da seleção de 22 POP's, foram elaboradas planilhas específicas estruturadas conforme as etapas do ciclo PDCA. Na fase de planejamento, foram analisados e descritos os objetivos dos POP's. Na fase de execução, foram descritas as ações realizadas na prática assistencial propriamente dita. Na verificação, analisou a execução do procedimento. Se ocorreu nos padrões de conformidade ou não conformidade, sendo possível identificar as falhas que podem surgir. Por fim, na fase de ação, foram propostas estratégias para tratamento das possíveis não conformidades identificadas.

Discussão e conclusão

A implementação do ciclo PDCA nos processos de enfermagem evidenciou a importância da gestão da qualidade como meio de garantir a segurança no âmbito transfusional. A identificação de não conformidades nos procedimentos analisados revelou que podem existir lacunas na prática assistencial mesmo que disponham de documentos padronizados. O uso de ferramentas de gestão colabora com a identificação das falhas e aplicação de ações corretivas. A estruturação das planilhas favoreceu a visualização das etapas dos procedimentos e tomada de decisão pelo profissional. A aplicação do ciclo PDCA mostrou-se eficaz para promover uma visão crítica, ampla e sistemática dos processos de trabalho. Sendo assim, proporcionou um monitoramento, avaliação e melhoria contínua, garantindo que os processos de trabalho de uma AT fossem rigorosamente controlados. Demonstrou ser uma abordagem eficiente para aprimorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Texto Completo

Referências:

  • Cruz, Tatiane Raquel Santana da, et al. Enfermeiro auditor em saúde e a gestão de qualidade: contribuições para a área da saúde. Revista Foco, Itaboraí, v. 18, n. 2, p. 1–17, 2025. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/7779/5518. Acesso em: 1 maio 2025.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas