Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 609
Acesso de texto completo
DIMENSIONAMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM BANCO DE SANGUE
Visitas
37
C Lessio, JBN Araújo, IF Rocha, MAS Prudêncio, VR Daniel, VG Rocha, AM Junior
Fundação Pró-Sangue, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O dimensionamento de enfermagem é um processo para determinar a quantidade e a qualificação adequadas dos profissionais necessários para atender às demandas assistenciais de um serviço de saúde. Esse processo envolve a análise da carga de trabalho, considerando as necessidades dos pacientes e as características específicas do serviço.

Objetivos

Este estudo teve como objetivo descrever o dimensionamento da equipe de enfermagem na Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, nas áreas de pré-triagem, triagem clínica e coleta de bolsa de sangue total, com base na Portaria de Consolidação n° 5 do DOU, de 03/10/2017, na Resolução COFEN n° 543/2017 e na Resolução COFEN n° 709/2022.

Material e métodos

Para dimensionar o quantitativo de profissionais de enfermagem da Fundação Pró-Sangue, utilizou-se a metodologia de Unidades Assistenciais Especiais, uma vez que o Parecer Normativo n° 1/2024/COFEN não apresenta referência de tempo padrão para os serviços realizados nos Postos de Coletas de Bolsas de Sangue. Foram analisados os dados de atendimento das cinco unidades da Fundação Pró-Sangue no período de 01/01/2024 a 31/07/2024. Como o sistema é informatizado, foi possível considerar o tempo médio gasto pelos funcionários nas etapas de pré-triagem, triagem clínica e coleta de sangue, a fim de calcular a capacidade de atendimento por hora em cada procedimento, para fazer o cálculo do dimensionamento também foram utilizados os seguintes dados: horário de funcionamento, período de tempo (PT), índice de segurança técnica (IST), carga horária semanal (CHS), espelho semanal padrão (ESP) para assim determinar o total de sítios funcionais, por categoria profissional. Foi realizado o cálculo do quantitativo de pessoal (QP), conforme as equações abaixo: QPENF = TSF X PT X IST/CHS QPTE/AE = TSF X PT X IST/CHS.

Discussão e conclusão

O dimensionamento adequado da equipe de enfermagem é fundamental para assegurar uma assistência segura, eficiente e de qualidade no atendimento de candidatos à doação de sangue total em um banco de sangue. Ele permite atender às demandas assistenciais de forma organizada, além de garantir o cumprimento das normativas vigentes. Com o apoio institucional, o engajamento da equipe e a adequada alocação de recursos humanos, o dimensionamento se configura como uma ferramenta estratégica essencial para otimizar o fluxo de trabalho, minimizar a sobrecarga dos profissionais, favorecer a satisfação no ambiente laboral e, sobretudo, proporcionar um atendimento humanizado e de excelência aos usuários e doadores na Fundação Pró-Sangue. A análise do dimensionamento evidenciou que o quantitativo de profissionais está compatível com a capacidade operacional dos postos de coleta da FPS.

Texto Completo

Referências:

Portaria de Consolidação n° 5 DOU de 03/10/2017. Resolução COFEN N° 0543/2017. Resolução COFEN n° 709/2022. COREN – SP. Modelo de planejamento e programação das ações do serviço de enfermagem. COREN – MG. Curso básico de dimensionamento de enfermagem https://youtu.be/ZMskzyH4Wgw. Bonfim D, Gaidzinski RR, Santos FM, et al. Identificação das intervenções de enfermagem na atenção primária à saúde: parâmetro para o dimensionamento de trabalhadores. Rev Esc Enferm USP. 2012;46:1462-70.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas