Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 557
Acesso de texto completo
DISPOSITIVO DE ESTABILIZAÇÃO POR VIA SUBCUTÂNEA QUE REDUZ A DESLOCAÇÃO DO CATETER PICC (CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA)
Visitas
27
JM Moreno, DDP Rodrigues Luz, DM Santos, FC Bota, ND de Souza
Hospital de Câncer de Barretos, Barretos, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O presente estudo destaca a importância do dispositivo de fixação na prevenção do deslocamento, um elemento fundamental no tratamento de pacientes da área de Hematologia. Desde 2009, o departamento utiliza fixadores adesivos para estabilizar o PICC, e, desde fevereiro de 2025 incorporou o SecurAcath® como alternativa, trazendo uma série de benefícios, como a eliminação dos riscos de acidentes com agulha de sutura, fixação segura e estável, durabilidade e maior facilidade na realização dos curativos possibilitando uma rotação de 360° e aumento do conforto do paciente. Além disso, reduz lesões cutâneas e elimina a necessidade de perfuração desnecessária. Após o implante do PICC o dispositivo é inserido logo abaixo da pele no local de inserção do cateter e posicionado na camada subcutânea. Ele permite uma fixação segura, mantendo a integridade do cateter sem causar tração, o que contribui para maior estabilidade e diminui o risco de deslocamento. Estudos clínicos demonstram a eficácia do SecurAcath® na redução de infecções da corrente sanguínea associada a linha central, proporcionando não apenas mais segurança, mas também benefícios em termos de redução de complicações.

Objetivos

Relatar a experiência do manuseio do novo dispositivo de estabilização por via subcutânea do PICC (cateter central de inserção periférica) no departamento de Hematologia.

Material e métodos

Trata-se de uma análise de dados da unidade de Internação e Ambulatório de Hematologia do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), no período de fevereiro de 2025 a junho de 2025, totalizando 20 pacientes que foram submetidos ao procedimento com o uso da nova tecnologia.

Resultados

Os dados demonstraram que o uso do novo dispositivo resultou em alta estabilidade do cateter, ausência de deslocamentos acidentais e redução de intervenções para reposicionamento durante o período de uso. Além disso, observou-se uma menor manipulação durante os curativos e à eliminação de fixadores adesivos que comumente causavam irritações ou lesões cutâneas. A durabilidade da fixação, sem necessidade de substituição do dispositivo, reforçou os benefícios clínicos e operacionais do SecurAcath® no contexto hematológico, especialmente para pacientes em uso prolongado do PICC.

Discussão e conclusão

O enfermeiro desempenha um papel fundamental no cuidado ao paciente com perfil hematológico, sendo responsável por garantir a segurança e a qualidade dos procedimentos. A adoção de práticas inovadoras contribui significativamente para a redução dos riscos ao paciente, prevenindo complicações relacionadas ao manuseio inadequado do cateter e, consequentemente, evitando a perda do acesso venoso.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas