Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 2895
Acesso de texto completo
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM MAIS PREVALENTES EM PACIENTES PEDIÁTRICOS SUBMETIDOS A TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS AUTÓLOGO NO ANO DE 2024 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO SUL DO BRASIL
Visitas
38
AE Bom, MC da Silva, SR Kuntz, MN do Amaral, VRK Hoffmann, IN Silva, ROS Viegas
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) autólogo é um tipo de procedimento em que é eliminado o sistema hematopoiético e imune do paciente através da infusão de quimioterápicos em alta dose, e posteriormente, substituído por uma porção de células-tronco pluripotentes previamente coletadas do próprio paciente. Os diagnósticos de enfermagem (DE) estabelecidos nesse contexto, servem como ferramentas úteis para guiar o raciocínio clínico e a tomada de decisão, qualificando a assistência prestada. Eles formam a base para a seleção de intervenções de enfermagem. Os DE de risco representam um potencial para deteriorar, ou seja, demonstram a suscetibilidade de um indivíduo de desenvolver uma resposta humana indesejável à condição de saúde.

Objetivos

Identificar os DE mais prevalentes utilizados no TCTH autólogo em Pediatria.

Material e métodos

Estudo descritivo, com relato de experiência de enfermeiras de um hospital universitário do sul do país, com avaliação dos TCTH autólogos pediátricos, de maio de 2024 a maio de 2025, em uma unidade de Oncologia Pediátrica.

Resultados

No período analisado, foram realizados nove TCTH autólogos. A idade dos pacientes variou de 1 a 14 anos, enquanto o tempo de internação foi em média 41,4 dias. Sete pacientes eram do sexo masculino e dois pacientes eram do sexo feminino. Cinco pacientes foram transplantados por neuroblastoma e quatro por meduloblastoma. Os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes foram risco de infecção, risco de queda, risco de sangramento e nutrição desequilibrada.

Discussão

Os resultados deste estudo evidenciam que o TCTH Autólogo em pediatria exige cuidados de enfermagem altamente especializados, considerando a complexidade do procedimento e a vulnerabilidade da população atendida. A prevalência dos diagnósticos de enfermagem identificados – risco de infecção, risco de queda, risco de sangramento e nutrição desequilibrada – está diretamente relacionada ao processo de mieloablação induzido pela quimioterapia em altas doses e à imaturidade do sistema imunológico em crianças. Esses achados corroboram a literatura, que aponta tais riscos como comuns no período pós-transplante, especialmente na fase de aplasia medular. O diagnóstico de risco de infecção, o mais frequente, destaca a importância das medidas de precaução e isolamento protetor, além do monitoramento contínuo de sinais e sintomas sugestivos de infecções oportunistas. O risco de queda e de sangramento também são esperados, tendo em vista a fadiga extrema, plaquetopenia e outras alterações hematológicas decorrentes do tratamento. Já o diagnóstico de nutrição desequilibrada reflete os efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas, vômitos e mucosite, que impactam diretamente a ingestão alimentar e o estado nutricional da criança.

Conclusão

A atuação da equipe de enfermagem é fundamental para a prevenção e manejo desses riscos, sendo essencial o uso de protocolos clínicos, vigilância constante e intervenções individualizadas. A identificação precoce e sistematizada dos diagnósticos de enfermagem permite não apenas um cuidado mais seguro e eficaz, mas também contribui para melhores desfechos clínicos e qualidade de vida dos pacientes pediátricos submetidos ao TCTH autólogo.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas