HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA qualidade nos serviços hemoterápicos é fundamental para garantir segurança transfusional e eficácia clínica. A Fundação Hemominas (FH), alinhada à Política Estadual de Saúde, tem a missão de atuar nas áreas de hematologia, hemoterapia, células e tecidos com excelência e responsabilidade socioambiental, produzindo conhecimento e inovação, para melhor atender as demandas da população. Para isso, realiza verificações anuais nas Agências Transfusionais (ATs) e Assistências Hemoterápicas (AHs) contratantes, avaliando a conformidade e eficácia dos requisitos técnicos e de gestão da qualidade conforme legislação vigente. Em 2024, a FH implementou um novo sistema informatizado para a gestão destas verificações, oferecendo oportunidade para análise dos dados de forma ágil e segura.
ObjetivosDescrever as Não Conformidades identificadas em 2024 nas Agências Transfusionais (ATs) e Assistências Hemoterápicas (AHs) contratantes da Fundação Hemominas. Utilizar as informações encontradas para subsidiar tomadas de decisões na hemorrede mineira, com foco no melhoria contínua.
Material e métodosEstudo descritivo, utilizando dados do Sistema Audit S.A, implementado na FH em 2024. Os dados compreendem as não conformidades de AT e AH contratantes submetidas à verificações no período de janeiro a dezembro de 2024. Foram analisadas as Não Conformidades (NC) registradas no sistema conforme instrumentos de verificação da FH baseados na legislação (RDC 34/2014 e Portaria de Consolidação GM/MS n° 05/2017 Anexo IV). As analises foram feitas com o uso do Microsoft Office Excel.
ResultadosForam analisadas NC de 221 instituições divididas em 14 Unidades da FH distribuídas nas macrorregiões de saúde do estado. A média de NC por instituição foi de 16.46 e mediana de 11. Foram identificadas 21.177 NC divididas em: Coleta amostra cadastro N = 1.176 (5,55%), Captação de doadores N = 1944 (9,18%), Comitê Transfusional/Hemo e retrovigilância N = 2.816 (13,30%), Imuno receptor N = 3.065 (14,47%), Estrutura Fisica N = 3.519 (16,62%), Garantia da qualidade N = 4.319 (20,39%) e Transfusão N = 4.338 (20,48%). Identificado que Garantia de qualidade e Transfusão tiveram maior número de NC nos requisitos avaliados. Ao analisar as evidências encontradas em Garantia da qualidade; falta ou incipiência dos núcleos de qualidade e as atividades vinculadas a estes, como auditoria, protocolos e indicadores foram os mais encontrados. Em Transfusão, as evidências mais relatadas foram a falta de protocolo institucional e falhas e ou ausência de registro nos prontuários dos pacientes.
Discussão e conclusãoA adoção do sistema informatizado na instituição proporcionou à equipe fazer avaliação objetiva e em tempo oportuno dos requisitos previstos por lei, mostrando-se uma ferramenta eficaz para a FH. O estudo apontou ainda a necessidade de melhorias na capacitação e monitoramento das instituições contratadas, direcionando recursos e esforços para maior segurança transfusional e qualificação dos serviços hemoterápicos oferecidos à população do estado de Minas Gerais.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação GM/MS n° 5, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Anexo IV: Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2017. Seção 1, p. 120-190.
HEMOMINAS. Manual de verificações de Agência Transfusional (AT) e Assistência Hemoterápica (AH). Belo Horizonte/MG, 2024.




