HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA implementação do processo de controle de pedidos resultou em uma expressiva economia, além de proporcionar maior assertividade na administração de estoque. Simultaneamente, foi desenvolvida uma nova cultura organizacional de solicitação de insumos, envolvendo tanto as lideranças da área técnica quanto o almoxarifado. Dessa forma, o modelo implantado propiciou uma administração mais eficiente, ao favorecer o uso racional de recursos e apoiar a tomada de decisão baseada em dados. A adoção dessa abordagem evidencia a eficácia de métodos de controle de estoque como instrumento de organização, sendo relevante tanto para a avaliação de custos quanto para o desenvolvimento de uma cultura de parceria e compartilhamento de responsabilidades no âmbito organizacional.
ObjetivosApresentar os dados obtidos desde 2023, após a implementação do processo de avaliação de pedidos de insumos em 5 filiais diferentes nas quais existe estoque, com o envolvimento das lideranças da área técnica.
Material e métodosEste estudo fundamenta-se nos resultados obtidos pelo almoxarifado a partir do registro e da avaliação das solicitações de insumos, considerando o histórico de consumo de cada unidade operacional como parâmetro para a avaliação. A metodologia envolveu a elaboração de uma planilha que relaciona o consumo médio de cada item, considerando o período de 3 meses anteriores, às margens de segurança de estoque estabelecidas pelo modelo de controle de pedidos.
ResultadosA implementação de mecanismos de controle e avaliação no almoxarifado, a partir das solicitações de materiais realizadas pelo setor de Operação, resultou em uma economia de aproximadamente R$ 420.000,00 ao longo de 12 meses. Foram analisadas 1.991 solicitações de materiais, sendo que o valor corresponde ao montante de produtos que deixaram de ser dispensados às unidades, evitando, dessa forma, gastos desnecessários para a organização.
Discussão e conclusãoDevido às dificuldades na identificação de problemas relacionados ao consumo de materiais e à formação de subestoque nas unidades operacionais, os questionamentos acerca dos custos tornaram-se recorrentes. Com o objetivo de minimizar essas inconformidades, a administração do almoxarifado desenvolveu um modelo de avaliação de pedidos. Assim, foi elaborada uma planilha que relaciona o consumo médio registrado nos últimas três meses às margens de segurança de estoque de cada item. Dessa forma, ao receber uma nova solicitação, verifica-se se o pedido está dentro do parâmetro médio de consumo do período ou se excede o valor estabelecido, visando ao controle e ao uso racional de recursos. A implementação do processo de controle de pedidos resultou em uma expressiva economia, além de proporcionar maior assertividade na administração de estoque. Simultaneamente, foi desenvolvida uma nova cultura organizacional de solicitação de insumos, envolvendo tanto as lideranças da área técnica quanto o almoxarifado. Dessa forma, o modelo implantado propiciou uma administração mais eficiente, ao favorecer o uso racional de recursos e apoiar a tomada de decisão baseada em dados. A adoção dessa abordagem evidencia a eficácia de métodos de controle de estoque como instrumento de organização, sendo relevante tanto para a avaliação de custos quanto para o desenvolvimento de uma cultura de parceria e compartilhamento de responsabilidades no âmbito organizacional.




