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Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2898
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A RELEVÂNCIA DA PSICOEDUCAÇÃO FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS AO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA
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IF Nilson, HBC Chiattone, A Seber, CM Parrode, A Ibanez, C Monteiro
Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer (GRAACC), São Paulo, SP, Brasil
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Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

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Introdução

O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é um procedimento de alta complexidade e uma alternativa de tratamento para doenças de caráter imunológico, hematológico e neoplásico. É considerado autólogo quando a medula é proveniente do próprio receptor, e alogênico quando é realizado a partir de células precursoras de medula óssea obtidas de um doador compatível, objetivando a reconstituição da medula acometida pelas doenças. Em decorrência da agressividade do procedimento e depressão imunológica causada pela fase do condicionamento, durante a realização do transplante, o paciente fica suscetível a complicações, como o comprometimento de órgãos e tecidos. Dentre tais complicações, destacamos a microangiopatia trombótica (MAT) e a doença veno-oclusiva (DVO), que podem ocorrer após a infusão das células-tronco. Geralmente, as informações referentes às intercorrências associadas ao tratamento são fornecidas aos pacientes e responsáveis durante as consultas pré-transplante, mas inúmeros fatores ambientais e emocionais podem interferir na compreensão dessas comunicações. Diante deste cenário, foi importante pensar na psicoeducação como elemento indispensável na compreensão e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para o paciente e familiares que são acometidos pelas condições citadas.

Descrição do caso

Apresentar recurso lúdico psicoeducativo como intervenção psicológica indispensável para a compreensão da complicação e tratamento, desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e atenuação de sentimentos como medo, ansiedade e culpa. O recurso foi desenvolvido a partir de dados da literatura e linguagem acessível para crianças, adolescentes e adultos, com o objetivo de ser entregue no momento em que o paciente é diagnosticado e inicia o tratamento para a complicação. Corroborando com os dados da literatura, constatamos a eficácia da utilização das intervenções psicoeducativas com pacientes que são submetidos ao transplante. Verificamos que a comunicação direta e honesta com crianças, adolescentes e seus familiares sobre o tratamento, intercorrências e prognóstico permite uma melhor adaptação, aumentando os níveis de informação e de conscientização de pacientes e cuidadores, reduzindo os estados emocionais negativos e desenvolvendo estratégias de enfrentamento mais eficazes, eliminando falsos conceitos e fantasias.

Conclusão

Verificamos que a psicoeducação neste contexto também pode englobar informações sobre procedimentos invasivos, tratamentos específicos e hospitalizações prolongadas, esclarecendo dúvidas que a criança, adolescente e família venham a apresentar. Dessa forma, viabilizar a psicoeducação de elementos importantes envolvidos no processo do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas torna o procedimento compreensível para a criança e seus familiares, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento eficazes para o momento vivenciado.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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