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Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 331
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ENTRE PÁGINAS E CUIDADOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS E HUMANIZADAS NA CONSTRUÇÃO DO LIVRO “HISTÓRIAS DE HEMOGUERREIROS
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JKCE Cunha, FVA Lemanski, SSB da Costa, DC Lopes, CSM dos Santos
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Belém, PA, Brasil
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HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

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Introdução

A atuação da equipe sociopsicopedagógica no ambulatório da Fundação HEMOPA é orientada por práticas educativas e humanizadas, fundamentais no acompanhamento de crianças com doenças hematológicas crônicas. O cotidiano assistencial evidencia a necessidade de abordagens que aliem escuta qualificada, criatividade e vínculo com os usuários. Nesse cenário, surgiu a proposta do livro “Histórias de Hemoguerreiros”, como extensão do projeto “Hemobolsa Viajante”, que incentiva a leitura e o protagonismo infantojuvenil. A iniciativa visa ampliar o repertório de ações lúdico-pedagógicas, promovendo ambiência acolhedora e fortalecendo o cuidado integral.

Descrição do caso

Trata-se de um relato de experiência centrado na atuação técnica e interdisciplinar da Gerência Sociopsicopedagógica. As ações foram organizadas em etapas: planejamento coletivo, levantamento de demandas institucionais, reuniões técnico-pedagógicas e oficinas criativas com metodologias participativas voltadas ao público infantojuvenil. A construção do livro observou os princípios da ética profissional, respeitando a privacidade e dignidade dos sujeitos envolvidos. Embora não se trate de pesquisa com seres humanos, a experiência seguiu os fundamentos da Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, reforçando o compromisso ético com o cuidado em saúde. O processo resultou na produção do livro “Histórias de Hemoguerreiros”, incorporado às práticas do serviço como material educativo e sensível. O livro passou a ser utilizado em ações de acolhimento, campanhas institucionais e atividades pedagógicas, ampliando o vínculo com o público atendido. A experiência fortaleceu a identidade da equipe, estimulou a criatividade profissional e promovendo maior integração entre os setores envolvidos, reafirmando o papel da educação como eixo estruturante da humanização.

Conclusão

A experiência demonstra que a utilização de ferramentas educativas favorece a criação de espaços de escuta, pertencimento e expressão no ambiente ambulatorial. A construção coletiva do livro representa realidades vividas por crianças e adolescentes com doenças hematológicas, respeitando suas individualidades. Essa abordagem reforça a potência de práticas interdisciplinares, sensíveis e contextualizadas, capazes de transformar o ambiente ambulatorial em um espaço mais humanizado e significativo. A elaboração do livro “Histórias de Hemoguerreiros” consolidou-se como uma estratégia inovadora de educação em saúde, qualificando o cuidado no ambulatório da Fundação HEMOPA. A iniciativa reafirma o compromisso com práticas éticas, criativas e integradoras, demonstrando que a associação entre saúde, educação e afeto fortalece vínculos, promove cidadania e amplia o alcance humanizador do SUS.

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Referências:

Cunha JKCE. Hemobolsa viajante: estratégias para o incentivo à leitura e ao letramento em saúde na Fundação Centro de hemoterapia E Hematologia do Pará. Hematology, Transfusion and Cell Therapy. 2024;46:S1200-S1201.

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