Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S156-S157 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S156-S157 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
VALIDAÇÃO METODOLÓGICA NA ANÁLISE DE SUBPOPULAÇÕES LINFOCITÁRIAS ENTRE CITÔMETROS DE FLUXO
Visitas
295
LO Marania,b, MG Rosaa, PS Scheuchera, JL Schiavinatoa, TE Gonçalvesa, LL Figueiredo-Pontesa,b
a Divisão de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
b Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A quantificação de linfócitos T, B e Natural Killer (NK) por citometria de fluxo é o confiável para avaliar a imunocompetência do organismo, crucial para a homeostase e defesa contra patógenos e células danificadas. Alterações nas populações de linfócitos no sangue periférico estão associadas a diversas doenças, incluindo imunodeficiências primárias e secundárias, doenças autoimunes, infecções e câncer. A citometria de fluxo, utilizando anticorpos monoclonais conjugados a fluorocromos, permite a detecção e quantificação dessas subpopulações celulares. Esta tecnologia está em constante avanço, com melhorias contínuas nos equipamentos e procedimentos laboratoriais que aumentam a eficiência e precisão das análises. No entanto, é crucial que os resultados das análises laboratoriais sejam comparáveis independentemente da metodologia e da instrumentação diagnóstica utilizadas.

Objetivo/Justificativa

Este estudo teve como objetivo validar e comparar a consistência e a precisão dos resultados da análise de linfócitos T, B e NK utilizando os citômetros de fluxo BD FACSCanto II e BD FACSLyric. Essa validação é fundamental para assegurar que a introdução do novo citômetro BD FACSLyric não comprometa a precisão diagnóstica e o acompanhamento do tratamento clínico, mantendo a qualidade dos diagnósticos realizados.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa experimental utilizando amostras de sangue periférico de 20 pacientes. As amostras foram marcadas com anticorpos para detecção de linfócitos T, B e NK e suas subpopulações, adquiridas simultaneamente em ambos os citômetros de fluxo. A análise da porcentagem parcial das populações celulares foi realizada utilizando o software Infinicyt. Foram conduzidas análises de correlação e de Bland-Altman.

Resultados/Discussão

Todos os coeficientes de correlação de Pearson (r) na Análise de Correlação mostraram-se muito próximos de 1, indicando uma correlação positiva perfeita entre as medições dos dois citômetros de fluxo, com valor de p < 0,001 em todos os casos, o que indica significância estatística. A análise de Bland-Altman revelou pequenas diferenças nas medições entre os equipamentos, demonstrando alta concordância entre as medições dos dois citômetros para a quantificação das células. Os resultados obtidos neste estudo são consistentes com a maioria dos estudos comparativos realizados em outros contextos, evidenciando forte correlação e excelente comparabilidade entre os resultados obtidos na avaliação das subpopulações de linfócitos pelos dois citômetros de fluxo analisados.

Conclusão

Este estudo demonstrou que os equipamentos BD FACSCanto II e BD FACSLyric são capazes de fornecer resultados consistentes e comparáveis para a maioria das subpopulações analisadas. Esses achados são cruciais para a validação e padronização dos métodos de análise, especialmente em ambientes clínicos e de pesquisa.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas