
A Fundação Hemominas é constituída por uma rede de 21 Unidades descentralizadas nas macrorregiões de Minas Gerais. Considerando a dimensão geográfica do estado, a distribuição de insumos partindo do Almoxarifado Central em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte para as Unidades regionais percorre grandes distâncias. O objetivo deste trabalho foi revalidar o envio de materiais críticos transportados à temperatura ambiente, do Almoxarifado Central para todas as Unidades da rede, pelo monitoramento das temperaturas de transporte, tempo de transporte e integridade da carga no ato do recebimento no destino final.
Material e métodosFoi feito o monitoramento dos envios de carga das rotas entre o Almoxarifado Central e as Unidades regionais, colocando-se os sensores de temperatura sobre a carga e utilizando manta térmica sobre o sensor e carga, buscando obter dados mais fidedignos relacionados aos insumos transportados e a carga de insumos críticos foi montada em pallets específicos e organizados de acordo com a ordem de descarregamento conforme logística da rota programada entre o Almoxarifado e as Unidades regionais. Foram distribuídos sobre a carga, 3 termômetros tipo data-logger, programados para registrar as temperaturas a cada 15 minutos. Como nova estratégia de transporte e monitoramento da temperatura, os pallets contendo os insumos críticos foram cobertos por uma manta laminada, de modo a ficarem menos sujeitos à ação de radiação térmica propagada através da lataria do baú de transporte do caminhão. Foram consideradas para análise o valor MKT (mean kinetic temperature ) fornecido pelo data-logger. Foram feitos 58 monitoramentos, somando-se todos os registros gerados durante as excursões nas 6 rotas programadas.
Resultados: A distância percorrida das 6 rotas foi de 338 km para distância final da rota mais curta a 664 km para distância final da rota mais longa, o que deu um tempo médio de percurso que variou de 26h a 44h20min. A média de MKT por rota variou de 21,8°C a 23,82°C, correspondendo respectivamente às rotas de menor e maior distância.
Discussão: Não houve uma correlação da média da MKT com o tempo gasto no percurso, sendo observada uma estabilidade das temperaturas médias cinéticas alcançadas durante o transporte, com a MKT apresentando valores muito similares em todas as rotas, apesar das grandes diferenças de distância entre elas. O maior valor MKT observado foi de 25,7°C, bem abaixo da MKT máxima estabelecida de 30°C. Os resultados também mostraram que a média da MKT e da temperatura média simples registrada durante os envios foi quase idêntica (correlação de Pearson > 0,99), demonstrando que não houve evidência de variações significativas ao longo do processo, onde a soma da temperatura e tempo de transporte pudessem prejudicar a integridade da carga.
ConclusãoEm todas as rotas houve tempo de transporte superior a 24 h, mas a MKT se manteve em excelente nível nas rotas citadas, o que demonstrou que nosso processo de transporte é seguro e dentro das boas práticas estabelecidas. A adoção do parâmetro MKT (mean kinetic temperature ) se mostrou uma excelente escolha para monitoramento de transporte de cargas entre almoxarifados. Por fim, atribuímos ao uso da manta térmica a ótima estabilidade e homogeneidade da temperatura ao longo das excursões realizadas, mantendo um ambiente isotérmico desejável para este tipo de transporte.