Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S834 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S834 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
USO DE FERRAMENTA DIGITAL NA HEMOVIGILÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
Visitas
310
MM Bernardes, IRB Fernandez, MP Moraes, SHSS Teixeira, AV Wanderley
Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Belém, PA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Demonstrar o ciclo de melhoria contínua, aplicado ao uso das auditorias transfusionais na hemovilância, através da implantação de uma ferramenta web, neste processo, deixando de realizá-lo manualmente para fazê-lo de forma digital.

Materiais e métodos

: Processo sistemático otimizado digitalmente, adaptado para um formulário na plataforma web chamado de google formulários, onde são incluidos 12 itens avaliáveis. Realizada aplicação diária para obtenção da coleta de dados do processo de hemovigilância relativo a cada transfusão de produtos sanguíneos, avaliando desde a indicação transfusional, solicitação do hemocomponente, coleta de amostras de sangue do paciente, realização dos exames imunohematológicos, liberação do hemocomponente, entrega no setor assistencial, e o ato transfusional. Esta nova tecnologia digital foi avaliada durante 12 meses, considerando os ítens: eficácia, rapidez, economia e confiabilidade dos dados.

Resultados

Após aplicação diária sistemática desta metodologia web durante 12 meses, consegui-se otimizar o tempo de coleta de dados que era em média de 36 minutos utilizando-se a forma manual, ( ficha impressa ) para 14 minutos na modalidade digital, reduzindo este tempo em 22 minutos, por auditoria transfusional. Com esta otimização consegui-se aumentar a coleta de dados para 100% das transfusões realizadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Economia foi também observada no consumo de papel, resultando no não uso de em média 300 folhas de papel por mês. Outras vantagens também percebidas foram a disponibilidade mais rápida e fidedígna da informação em gráficos e tabelas para apresentações e análises que geram planos de ação.

Discussão

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é a única entidade pública a atender pacientes pediátricos com câncer no Estado do Pará, tendo um grande número de atendimentos para este perfil de pacientes, que habitualmente precisam de transfusões sanguíneas para dar continuidade a seus tratamentos quimioterápicos, consequentemente, levando a uma necessidade de processos hemoterápicos seguros, além de protocolos de hemovigilância cada vez mais complexos, sendo portanto um desafio. Este fato nos levou a procurar formas de otimizar os processos tendo em vista sempre a qualidade e segurança do atendimento. O formulário manual da auditoria transfusional, resultava em um gasto alto em papel e tempo, e portanto não realizava-se auditoria transfusional em 100% das transfusões, tendo o uso desta tecnologia corroborado para a melhoria do processo.

Conclusão

A utilização da modalidade digital de coleta de dados para auditoria transfusional resultou em otimização de tempo, recursos em papel, e melhores formas de estratificação de resultados para análises e planos de ação da equipe da Agência Transfusional do Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas