HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA taxa de incremento (TI) da hemoglobina S (HbS) é um parâmetro utilizado para estimar o agendamento do retorno dos pacientes para novas sessões de eritrocitaférese (ECF). Para pacientes com AVC prévio, deve-se almejar um alvo de HbS (A-HbS) < 30%, porém em muitos casos, o A-HbS pode ser flexibilizado para < 50%.
ObjetivosEstimar, por meio da TI, o tempo que os pacientes em ECF passam dentro do A-HbS estipulado.
Material e métodosAnálise retrospectiva de registros de procedimentos de ECF realizados entre agosto/2023 e abril/2025 em pacientes com A-HbS estipulado. A TI de cada paciente foi obtida calculando-se a média da velocidade de incremento de HbS entre cada procedimento, que foi dada pela diferença entre HbS pré-procedimento (HbS-pré) e a HbS pós-procedimento anterior (HbS-pós), dividido pelo número de dias entre os dois procedimentos. A diferença entre HbS-pré e o A-HbS estipulado foi dividido pela TI para estimar o número de dias fora do alvo terapêutico, quando HbS-pré for superior ao A-HbS.
ResultadosOnze pacientes com A-HbS determinado foram incluídos, dos quais 4 possuem A-HbS de 50%, 1 de 30% desde o início e 6 iniciaram com A-HbS de 50% e migraram para 30% ao decorrer do acompanhamento. Os pacientes estavam participando no programa de ECF por um tempo total mediano de 278 dias (IQR 520,5 – 578 dias) com intervalo mediano entre as sessões de 36,5 dias (IQR 31,25 – 40 dias). Apresentaram TI mediana de 0,79%/dia (IQR 0,70 – 0,81%/dia) e passaram uma mediana de 91,9% (IQR 81,8 – 94,3%) do tempo dentro do A-HbS estipulado.
Discussão e conclusãoOs achados da nossa amostra corroboram o benefício da ECF demonstrado na literatura. Alguns destes pacientes realizavam troca eritrocitária manual antes de iniciar o programa de ECF e, neste período, não temos evidência que em momento algum eles estiveram dentro do A-HbS, o que contrasta com o dado de mais cerca de 90% dentro do A-HbS com uso da eritrocitaférese.
ConclusãoA nossa experiência corrobora que a ECF é um tratamento eficaz para manter os pacientes com anemia falciforme dentro do A-HbS.
Referências:
- 1.
Rogers K, et al. Using the daily rate of rise in hemoglobin S to manage RBC depletion/exchange treatment in sickle cell disease. Transfusion. 2024;64(4):685-92.
- 2.
Choi J, et al. Hemoglobin S target of <50% as compared to 30% in chronic red cell exchange for secondary stroke prevention in sickle cell disease. J Clin Apher. 2023;38(6):677-84.




