
Descrever a oferta de atendimento integral multidisciplinar aos pacientes com Mieloma Múltiplo (MM) em tratamento quimioterápico de primeira linha (QT1aL).
MétodosO Hemolabor é um centro oncológico privado altamente especializado localizado na cidade de Goiânia, GO. Desde 2018 todos os pacientes (PCT) diagnosticados com Mieloma Múltiplo (MM) em QT1aL são admitidos para atendimento multidisciplinar por uma equipe composta de assistente social, enfermeira, farmacêutico, nutricionista, psicóloga e médicos. Após admissão do PCT é realizada busca ativa, direcionamento e agendamentos mais frequentes. Os profissionais ofertam consultas e atendimento regulares, semanais ou mensais. O objetivo final é poder diagnosticar, orientar, tratar e prevenir precocemente ocorrências clínicas comuns a esta população.
ResultadosUma avaliação clínica é realizada pela enfermeira todas as vezes que o PCT é admitido para infusão de quimioterapia (QT). Nesta ocasião ele é questionado sobre sintomas gerais, queixas ou intercorrências recentes. Caso necessário é solicitado uma avaliação imediata pelo médico plantonista. A enfermagem também realiza a pesquisa ativa de dor utilizando a escala de EVA. Caso seja diagnosticado dor importante, de moderada a severa, o PCT é encaminhado para abordagem multidisciplinar e seu médico assistente (MA) é informado. Em consultas mensais com a nutricionista é avaliada a fragilidade muscular e função intestinal. A fragilidade é estimada utilizando a Escala de Frid, o dinamômetro e circunferência da panturrilha. Caso seja observado fragilidade ou alteração da função intestinal aguda ou crônica (diarreia ou constipação) será realizada intervenção nutricional com orientação alimentar, suplementação e consultas mais frequentes até melhora. Os PCTs com alteração de função renal também são orientados quanto a ajustes na dieta. O objetivo da psicologia é avaliar evolução da qualidade de vida após início do tratamento. O teste FACT-MM possibilita avaliar aspectos do bem-estar físico, funcional, emocional, social e familiar. A avaliação é realizada no início do tratamento, 3 meses após e no fim QT1aL. Todos os pacientes recebem consultas regulares de psicologia durante o tratamento. O farmacêutico realiza avaliações a cada início de novo ciclo de QT onde é observado a incidência de alergia, eventos adversos medicamentosos, neuropatia e são feitas conciliações medicamentosas. A neuropatia é avaliada com aplicação de um instrumento tipo questionário verbal. Caso positivo ela é graduada e informada ao MA. A assistente social identifica na primeira consulta aspectos relevantes que podem interferir com o cuidado ofertado como: demandas trabalhistas e sociais, necessidade de obtenção de benefícios, risco econômico e identificação de rede de apoio familiar.
DiscussãoA formação da equipe multidisciplinar ocorreu após a equipe detectar uma fragilidade maior nos PCT com MM recém diagnosticados e acreditar que intervenções precoces e orientações direcionadas poderiam modificar o seu risco e prognóstico. Todas as avaliações são realizadas com maior frequência e com melhor direcionamento visando detectar intercorrências próprias da patologia. Intervenções precoces são tomadas e ajustes de conduta ou tratamento podem realizados mais prontamente.
ConclusãoA equipe de cuidado integral multidisciplinar do Hemolabor oferece atendimento de excelência direcionado aos pacientes com MM impactando em seu prognóstico clínico.