Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S373 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S373 (Outubro 2022)
Open Access
RELATO DE EXPERIÊNCIA: MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE
Visitas
624
AX Ponte, CBCD Carmo, GC Vieira, GAS Xavier, DFB Rêgo, ESM Almeida, MPP Oliveira, MZ Rodrigues, GP Gutierres
Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Introdução

A doação de sangue é essencial para manutenção dos bancos de sangue nos hospitais e serviços de saúde. A transfusão sanguínea garante a segurança e possibilidade da realização de procedimentos, sejam eles de urgência ou eletivos, em que há risco de hemorragias importantes ou hipovolemia, além de constituir tratamento insubstituível para inúmeras patologias. Dessa forma, faz-se necessário incentivar o recrutamento de novos doadores, para que as reservas de sangue sejam supridas.

Objetivos

O objetivo do trabalho é relatar o projeto de extensão entre a Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Católica de Brasília (LiHema-UCB) em parceria com o Instituto Hemocentro de Brasília (IHB), no âmbito do componente curricular Projeto de Extensão I, oferecido ao 2°semestre do curso de Medicina desta Instituição de Ensino Superior.

Relato

Em parceria com a Universidade Católica de Brasília, em disciplina, Projeto de Extensão I, na qual os estudantes precisam propor e executar um projeto de extensão comunitária, a Liga de Hematologia (LiHema UCB) realizou um mutirão de doação de sangue em conjunto com o Hemocentro de Brasília. Em parceria com a LiHema-UCB e a FHB, no 2°semestre de 2021, foi oferecida uma aula para a sensibilização dos estudantes sobre a necessidade da doação de sangue. A partir disso, foi organizado um mutirão de doação, com o apoio logístico da FHB. O Mutirão se deu em momento que o Hemocentro de Brasília necessitava de reposição em seus estoques, que sofreram queda expressiva desde a pandemia de COVID19. Foram oferecidas aulas que versavam sobre a importância da doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, bem como material didático digital. O Hemocentro de Brasília forneceu transporte gratuito para grupos agendados previamente para os dias de doação, tendo sido agendados 6 grupos, com um total de 76 doadores. Também foram realizados cadastros para doação de medula óssea.

Conclusão

A concretização desse projeto permitiu, através das inúmeras doações, uma importante contribuição para comunidade em período de grande necessidade. Ele permitiu aos estudantes perceberem o enorme potencial de transmissão de informações e educação em saúde, uma vez que a simples prática de transmitir conhecimento foi capaz de transformar um número significativo de pessoas não doadoras em doadoras. Isso se refletiu na criação de um novo projeto, com alunos do Centro Educacional Católica de Brasília, em que os membros da Liga serão encarregados de todos os anos realizarem aulas informativas sobre doação de sangue e medula para o 3°ano do ensino médio, como forma de incentivá-los a se tornarem doadores e, principalmente, se tornarem detentores de informação que, se passada adiante, impacta de forma exponencial nossa comunidade em uma área de grande importância.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas