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Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1120 (outubro 2024)
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RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES NO ESTÁGIO E DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS EM HEMATOLOGIA
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M Brito, CS Sato, NPCF Ramos, EK Machado, JAA Rima, JS Asato
Centro Universitário São Camilo (CUSC), São Paulo SP, Brasil
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HEMO 2024

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Objetivos

Este trabalho relata a experiência dos discentes do Centro Universitário São Camilo (CUSC) durante a participação em estágios na Clínica Escola PROMOVE, enfatizando o impacto da prática na formação acadêmica e profissional dos estudantes, tanto em termos de conhecimento técnico-científico quanto no desenvolvimento emocional.

Material e métodos

Os estágios e discussões de casos de Hematologia ocorreram na Clínica Escola PROMOVE e no laboratório do CUSC, em São Paulo. Durante um semestre, os alunos se reuniam semanalmente para atender pacientes hematológicos na clínica escola e discutir casos clínicos combinados com a análise de lâminas de esfregaço de sangue periférico.

Resultados

Os alunos, divididos em grupos, rotacionavam nas atividades. O estágio consistia em atender pacientes hematológicos e discutir hipóteses diagnósticas e condutas com professores especialistas em hematologia. Nos laboratórios, os alunos recebiam casos clínicos reais e discutiam hipóteses diagnósticas e seu manejo, observando lâminas de esfregaço sanguíneo periférico. Cada ambiente proporcionou ensinamentos variados sobre doenças, sinais e sintomas, exames diagnósticos e opções terapêuticas, além de desenvolver o raciocínio clínico, que promoveu melhor relação-médico paciente por demonstrar maior domínio na área. O aprendizado pessoal foi incentivado, aumentando o interesse dos alunos em participar da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia São Camilo (LAHHSC), que promove o desenvolvimento de pesquisas e iniciações científicas, aulas e palestras na área.

Discussão

Os estágios práticos do curso de medicina do CUSC iniciam-se no primeiro semestre de graduação, com frequência nas UBS da região do Ipiranga e bairros vizinhos, continuando ao longo dos semestres nas especializações respectivas. O contato contínuo dos discentes com a prática clínica e laboratórios das especialidades fomenta o interesse pela vida acadêmica. Atender pacientes na Clínica Escola PROMOVE é uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades extracurriculares essenciais para profissionais da saúde, como comunicação eficaz com pacientes e postura adequada em consultórios. A frequência em laboratórios de Hematologia e Hemoterapia incentiva os discentes a seguirem carreiras acadêmicas voltadas para pesquisa e desenvolvimento na área. Estágios e laboratórios facilitam o entendimento em Hematologia e Hemoterapia, apresentando aos alunos a rotina do médico hematologista e incentivando-os a se especializarem na área, destacando as diferentes oportunidades no mercado de trabalho.

Conclusão

Este relato de experiência demonstra as contribuições significativas para o aprendizado dos acadêmicos do CUSC, tanto na aproximação com a área de Hematologia e Hemoterapia quanto na observação das possibilidades e oportunidades da carreira de um médico hematologista. Essas experiências práticas são essenciais para formar profissionais mais completos e preparados para o mercado de trabalho.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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