Introdução: No contexto atual, as redes sociais têm exercido impacto na formação de opinião do jovem do ensino médio e tornaram-se meios práticos de alcançar essa população. Os Hemocentros têm se esforçado para manter a captação de doadores fidelizados e engajados na causa de doação de hemocomponentes. Jovens podem realizar a doação a partir de 16 anos com autorização dos responsáveis, se preencherem os demais pré-requisitos. Compreender quais meios digitais são mais utilizados para potencializar o engajamento midiático e prático dessa parcela da população é importante uma vez que o jovem poderá se sensibilizar, tornar-se doador e influenciador das necessidades de doação de sangue. Objetivo: Caracterizar as redes sociais utilizadas pelo jovem, futuro doador de sangue, que estuda no Ensino Médio de escola pública da Cidade de Uberaba. Materiais e métodos: Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/Uniube número 3.526.378), 331 estudantes de cinco escolas da rede pública do Ensino Médio da Cidade de Uberaba responderam a um questionário com informações sobre (1) idade, (2) sexo, (3) escolaridade, (4) se tem conhecimento sobre o tema doação de sangue (5) se já doou sangue e (6) se tem o desejo de doar sangue e (7) quais são as redes sociais utilizadas entre Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Resultados: Do total, 66 (19,94%) possuíam menos de 16 anos, 239 (72,21%) entre 16 e 18 anos e 25 (7,55%) mais de 18 anos. Quanto ao sexo, 176 (53,17%) eram do sexo feminino e 154 (46,53%) do sexo masculino e 1 indivíduo (0,30%) não respondeu. 144 (43,5%) estavam matriculados no primeiro ano do ensino médio, 106 (32%) no segundo ano, 64 (19,3%) no terceiro e 17 (5,1%) não responderam. Apenas 12 estudantes já haviam doado sangue e 280 (84,6%) tem desejo de doar. 324 (97,88%) estudantes utilizam redes sociais e 103 (31,79%) disseram utilizar de forma concomitante as plataformas “Facebook, Youtube e Instagram”, 58 (17,90%), as plataformas “Facebook, Twitter, Youtube e Instagram”, enquanto 55 (16,98%) as plataformas “Facebook e Instagram”, por outro lado, 22 (6,79%) alegaram fazer uso somente das redes “Facebook e Youtube”. Discussão: Uma grande parte do público deste estudo tem desejo de doar sangue, se encontra na faixa etária que pode realizar doação a partir da autorização de seus responsáveis e tem acesso a redes sociais. Conclusão: São poucos os estudantes do ensino médio que doam sangue e campanhas direcionadas para captação de jovens doadores de sangue devem utilizar as redes sociais pois estas são acessadas por este público.
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