Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 574
Acesso de texto completo
QUALIfiCAÇÃO DE UM SERVIÇO HEMOTERÁPICO PRIVADO PARA FORNECIMENTO DE PLASMA EXCEDENTE À HEMOBRÁS
Visitas
94
ÉAS Moraes, JC Silva Junior, AJ Barreto, JKC Dionísio, VM Oliveira, AJ Silva
Grupo GSH, Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A Hemobrás é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, que tem por missão a produção de medicamentos biotecnológicos e hemoderivados para garantir o fornecimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde e reduzir a dependência nacional de importação desses produtos. É responsável pela qualificação dos serviços hemoterápicos brasileiros, como uma das medidas estratégicas para aumentar a produção/disponibilidade de plasma excedente do uso transfusional e com qualidade industrial. O hemocomponente fornecido é submetido ao fracionamento industrial para a produção de medicamentos hemoderivados, como albumina, imunoglobulina, fator VIII e fator IX de coagulação. O estudo teve o objetivo de descrever o processo de qualificação do Banco de Sangue Hemato/GSH para fornecimento de plasma excedente do uso transfusional para produção de medicamentos hemoderivados junto à Hemobrás.

Descrição do caso

O processo de qualificação envolveu visita de auditoria pela equipe técnica da Hemobrás ao Banco de Sangue Hemato/GSH para verificar se o plasma recolhido atenderia aos requisitos de produção de hemoderivados, assim como acompanhamento das ações através de relatórios e foi iniciado em junho 2024. Dentro as ações realizadas para atendimento desses requisitos, destacaram-se: a aquisição de um freezer de congelamento rápido a -80oC, qualificação térmica do equipamento e validação do processo de congelamento, assim como, do controle de qualidade do plasma. Orientações gerais quanto à técnica de assepsia, calibração de homogeneizadores de sangue total e centrífugas, selagem e repesagem confirmatória das bolsas de sangue total, assim como gestão de equipamentos, sistema de monitoramento de temperatura e rotulagem fracionada do plasma também foram reforçadas. A qualificação se concretizou em junho de 2025 e o Banco de Sangue Hemato/GSH (Recife-PE) se tornou o primeiro Serviço Hemoterápico do grupo GSH qualificado, dentre os 11 avaliados.

Conclusão

O processo de qualificação para fornecimento do plasma excedente ao fracionamento industrial foi factível e gratificante para o serviço. O processo de qualificação reforça a parceria do grupo GSH com a Hemobrás e seu compromisso com o povo brasileiro.

Texto Completo

Referências:

  • 1.

    Bastos RG, et al. Panorama Atual da Gestao do Plasma Brasileiro pela Hemobrás. Hematol Transfus Cell Ther. n. 46, v. S4, p. 1263-S1264. 2024. Hemobras: Uma Empresa do Sistema Única de Saúde – SUS. Revista em Divulgação em Saúde para Debate. Rio de Janeiro. n. 50. 2013.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas