
A captação de doadores é tema primordial para a sustentabilidade de todos os centros produtores. Para segurança do sangue, foi estabelecido em nossa legislação de longa data a proibição de pagamentos para o ato de doação. Tornando a doação um ato de amor fundamentado em valores individuais. Assim, é de fundamental importância que sejam encontrados veículos de disseminação, dentro da sociedade local sobre a importância do ato de doação de sangue, o transformando em um hábito fundamentado em realização pessoal pelos valores humanistas, e de consciência social.
ObjetivoCriar estratégias através de membros ativos da sociedade local que levem a disseminação da importância da doação de sangue, enaltecendo os valores sociais presentes nesse ato. Importante ressaltar que nosso Banco de Sangue fica localizado em uma cidade serrana no interior do Estado do Rio de Janeiro com 278.000 habitantes, de forma que os formadores de opinião locais têm uma alta capacidade de comunicação com a sociedade.
MetodologiaVisitação e busca de membros ativos da sociedade a serem conscientizados através de palestras e informações sobre a importância e o modelo da doação de sangue, criando uma visualização, em forma de parceria, com a Titulação de PARCEIROS DA VIDA através das mídias locais realizadas pelo Banco de Sangue. Todas as artes de divulgação e lembranças relacionadas a doação foram desenvolvidas pelo Banco de Sangue através do Marketing da empresa com a coparticipação do profissional que se candidatou a ser um parceiro da vida. Todos os parceiros concordaram em serem avaliados em hombridade pelo Banco de Sangue. A estratégia foi criada e determinou-se a observação por 3 e 6 meses para entender se o projeto seria positivo com a mobilização de maior número de doadores e também de primeira vez.
ResultadosObservou-se o grande entusiasmo e orgulho individual de vários membros que entenderam o fundamento da ação e participaram do projeto. Foi observado uma busca espontânea de vários profissionais liberais e empresas querendo realizar a aderência ao projeto. Identificou-se um aumento de 15% no número de doações no primeiro trimestre e 20% no segundo semestre em comparação com o mesmo período do ano de 2022. Também observamos um aumento no número de doadores de primeira vez com 18 % no primeiro trimestre e 25 % no segundo semestre.
DiscussãoO envolvimento da sociedade em cidades menores, aonde o reconhecimento individual é maior que nos grandes centros, pode ser uma importante estratégia de captação e perpetuação do ato de doação. A disseminação da importância da doação através de parceiros nas mídias foi positiva levando a maior empatia individual que se refletiu no coletivo social.
ConclusãoEntendemos que essa estratégia de captação de doadores foi importante e significativa em números e representatividade dentro da nossa unidade de trabalho.