
Relatar a percepção de Residentes de Enfermagem frente a captação de doadores realizada pela cantora brasileira Ludmilla, num Hemocentro Público do Estado do Rio de Janeiro, RJ.
Materiais e métodoTrata-se de um relato de caso, de caráter observacional, realizado por Enfermeiras Residentes do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), elaborado a partir da vivência profissional em setores de hemoterapia da Instituição (triagem de doadores, salão de coleta e serviço transfusional), os quais tiveram impacto direto da mobilização de doadores motivados pela influência da artista Ludmilla no início do mês de Julho/2023. Vale ressaltar que a campanha caracterizou-se pela entrega de cortesias individuais para o show “Numanice”a todas as pessoas que se candidataram à doação durante três dias predeterminados. Além disso, a mesma foi divulgada pelas mídias sociais da cantora, do HEMORIO e canais de TV, sendo permitida a divulgação por terceiros.
Resultados:A campanha entre o Hemocentro e a artista Ludmilla, demonstra a potência da mobilização da classe artística e população, acerca da doação de sangue. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (2023), foram coletados ao final de três dias de campanha 2.015 bolsas de sangue. No primeiro dia da ação, atingiu-se o marco de 669 bolsas coletadas pelo HEMORIO, entre sua sede e coletas externas. O sucesso da campanha contou com a mobilização de outros bancos de sangue do Estado do Rio de Janeiro, mediante articulação e contato do HEMORIO no segundo e terceiro dia de campanha, para absorção de todos os candidatos à doação.
Discussão:Com base nos resultados, verificou-se que campanhas como esta são meios facilitadores na captação de doadores. Entretanto, percebeu-se que é necessário planejamento estratégico e dimensionamento de recursos humanos para absorção do número de pessoas, de forma a manter a qualidade e humanização do atendimento. Para mais, nota-se a relevância dos serviços de hemoterapia incorporarem os princípios do marketing na promoção de uma ideia ou comportamento. Essa estratégia beneficia tanto a sociedade, quanto a imagem corporativa da empresa/pessoa jurídica envolvida, a qual torna-se bem vista pelos consumidores.
Conclusão: Diante do exposto, fica clara a importância de ações com enfoque na captação e fidelização de doadores, principalmente quando realizadas de maneira conjunta entre Hemocentros e artistas populares, já que tem como desfecho o abastecimento dos estoques de sangue.